CIM NOROESTE/ES E CIDIRUR/RS PROMOVEM INTERCÂMBIO E ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO

Prefeitos e representantes dos dois Consórcios assinaram o termo de Cooperação

Entre os dias 27 e 30 de abril de 2023, o consórcio CIM Noroeste promoveu uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (CIDIRUR) que reúne os municípios de Torres, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Itati, Três Forquilhas, Mampituba e Dom Pedro de Alcântara.

Dentre os municípios participantes do Consórcio CIM Noroeste Águia Branca, Baixo Guandu, Marilândia, Pancas e Vila Valério enviaram representantes.

Termo de Cooperação

Na ocasião, foi apresentado e assinado o Protocolo de Intenções visando à parceria e a cooperação entre CIM NOROESTE e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (CIDIRUR), em atendimento ao interesse dos municípios consorciados.

O intuito é aprimorar ideias que possam ser aplicadas na região noroeste do Estado do Espírito Santo, com base nos projetos de sucesso que consagraram a região turística do Rio Grande do Sul e aprender com as boas práticas de gestão de negócios turísticos do CIDIRUR, a fim de que possam servir como base de oportunidade para o desenvolvimento turístico e as boas práticas de gestão de negócios no setor de turismo para serem aplicadas nos 16 municípios que integram o CIM NOROESTE.

A experiência já vivenciada pelo CIDIRUR mostra-se como excelente projeto de parceria institucional, visando que o CIM NOROESTE possa aprender com um consórcio público que já executa projetos de fortalecimento regional do turismo beneficiando ao conjunto de municípios consorciados.

O grupo também participou de diversas atividades promovidas pelo CIDIRUR, dentre elas, uma apresentação sobre a criação do Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul – da Unesco, formado pelos municípios de Praia Grande, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina; Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul.  A apresentação foi feita na sexta (28) pelo Prefeito de Torres Carlos Souza, juntamente com a equipe de Marketing do Consórcio CIDRUR.

Visitas

Já no sábado (29), um dia após a apresentação, a comitiva do CIM Noroeste participou de uma visita guiada ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, guiada pelo Secretário de Turismo de Mampituba, o Turismólogo Vilson José do Nascimento Junior. Na visita, foi possível conhecer a história e a estrutura do Geoparque.

Também foram realizadas visitas a alguns dos principais pontos turísticos da região, como o Parque da Guarita, Morro do Farol e a Praia do Molhes. Os participantes também puderam conhecer o Festival Internacional de Balonismo de Torres, evento que atrai milhares de turistas à região, movimentando a economia e  promovendo o turismo em toda região.

Participantes

Participam da Comitiva os prefeitos de Marilândia Gutim Astori, de Pancas Dr. Sidicley Giles de Andrade, de Vila Valério Davi Ramos e o Vice-Prefeito de Baixo Guandu Dr. Patrick Favarato Perutti além de representantes dos municípios de Águia Branca e do Consórcio CIM Noroeste.

Fotos: Dionimar Martinelli – SECOM Baixo Guandu