Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Espírito Santo

Começou no dia 1º e segue até o dia 31 de maio no Espírito Santo a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, sob coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Nessa etapa, devem ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade, envolvendo mais de 920 mil animais em todo o Estado.

A vacinação, obrigatória, é realizada pelos próprios produtores. As vacinas devem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, apenas no período da campanha.

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois pode haver grande fluxo de pessoas.

O Espírito Santo mantém o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, desde 2001, o que é fundamental para mantermos a habilitação do Estado em exportar carne bovina para mercados exigentes, como União Europeia, Chile e União

Penalidades

Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 120 a R$ 23 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias