Comitiva de Baixo Guandu participa de Workshop sobre a Feira dos Municípios Capixabas

No dia 25 de julho, um importante Workshop foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo prefeitos e secretários municipais de Cultura e Turismo para discutir a participação na tão aguardada Feira dos Municípios 2023.

Após mais de 10 anos sem sua realização, a Feira dos Municípios retorna para integrar o calendário oficial dos capixabas e promover as potencialidades dos municípios do Espírito Santo. O objetivo principal do evento é destacar os pontos positivos de cada região, abordando suas potencialidades culinárias, atrativos turísticos, produções locais e cultura única.

De Baixo Guandu, participaram o Superintendente da Prefeitura de Baixo Guandu, José Luiz Oliveira, o Subsecretário de Comunicação Dionimar Martinelli, a representante do setor de Turismo Rosângela Soares Rosa, e os servidores da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Almir Costa, Rosilene Seletes e Mickaelly Loss.

O Presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, apresentou o projeto arquitetônico da feira, além das regras de ocupação e espaço. Ele também destacou que o layout da feira foi desenvolvido para gerar integração entre os municípios que compõe cada região turística.

O Diretor Técnico da Aderes, Hugo Tofoli, apresentou os Editais destinados a restaurantes e cervejarias artesanais, destacando que os mesmos representem a região onde estão localizados, com cardápios típicos de sua região turística.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, divulgou as principais atrações musicais do evento, que contará com músicos de todo o estado, com uma variada programação, do forró ao rock, passando por blues MPB e samba. Com destaque para atrações conhecidas pelo público capixaba como Emersom Xumbrega, Banda Casaca, Carlos Papel, Amaro Lima entre outros. Ao todo, 40 manifestações culturais serão apresentadas na feira.

O Governador Renato Casagrande também participou do evento, e destacou a importância da feira, que deve valorizar todo o estado, e que cada município apresente o que tem de melhor para o sucesso da feira. “Somos um estado forte na economia, agronegócio e serviços, mas podemos com essa feira, aprimorar ainda mais o que temos a oferecer. E agora, com a participação de todos os municípios, a feira vai ‘pocar’. ” Destacou o Governador.

O evento teve ainda a participação do Senador da República Fabiano Contarato, que em sua breve fala, destacou a importância do Governo do Estado valorizar a Cultura e dar destaque aos municípios do interior. “Sou de Nova Venécia e tenho orgulho da minha Cidade e do meu Estado, temos que ter orgulho de ser capixabas.”

A Feira dos Municípios vai ocorrer no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de 2023. Todos os 78 municípios do estado estarão presentes no evento.