Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS – CICLO DE GESTÃO DO PAES

2ª RODADA

O Ciclo de Gestão do Paes realizou na última sexta-feira, dia 24 de novembro, o Compartilhamento de Práticas da 2ª Rodada do ano de 2023. As 10(dez) escolas que participam do Ciclo apresentaram as práticas relacionadas ao Plano de Ação, com mapas de ação de Língua Portuguesa, Matemática; e, algumas elaboraram também, um mapa voltado para as Competências socioemocionais.

O encontro teve como objetivos:

  • Proporcionar à equipe gestora e pedagógica da escola a oportunidade de compartilhar suas experiências de execução do Plano de Ação;
  • Aumentar o conjunto de insumos que ajude as escolas a melhorarem suas práticas internas;
  • Estabelecer um fluxo de troca de informações e experiências.

O Compartilhamento de Experiências é um momento de extrema importância para que as escolas partilhem entre si as experiências advindas da execução do Plano de Ação, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes dos 2º anos do Ensino Fundamental.

A Secretária Municipal de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, tem acompanhado todas as ações do Ciclo de Gestão do PAES, apoiando as práticas pedagógicas, considerando-as excelentes ferramentas para o fortalecimento da alfabetização no tempo certo.

As Técnicas da Secretaria Municipal de Educação Enir de Paulo Moreira, Mirian Barcellos Noibauer e Olívia Schmidt Viana exercem no Ciclo as funções:

  • Formativa – Contribuir para o aperfeiçoamento dos saberes dos gestores e dos Consultoria – Orientação técnica e prática aos gestores para a construção de soluções e postura investigativa e de prevenção;
  • Controle – Controlar o cumprimento das ações referentes a cada etapa do Ciclo de Gestão e atenção com os processos de coleta, registro e organização de dados.

Já a Coordenadora Municipal do PAES, Ângela Kátia Ferreira Martins Rodrigues, exerce a função de monitorar todas as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, inclusive as ações do ciclo.


O momento de compartilhamento de Práticas foi muito rico, possibilitou a troca de experiências entre as equipes pedagógicas das dez escolas que participam do Ciclo de Gestão do PAES, a saber:

EMEIEF “Aládia Trindade Paiva”;
EMEIEF “Benevenuto Clementino Gobbo”;
EMEIEF “Darlene Maggioni Franquini”;
EMEIEF “João Júlio Cardoso”;
EMEIEF “João XXIII”
EMEIEF Júlia de Carvalho Fischer”;
EMEIEF “Governador Lacerda de Aguiar”;
EMEIEF “Presidente Kennedy”;
EMEIEF “Professora Léa Holz”;
EMEIEF “Professor José Nunes”

Verdadeiramente, o Ciclo de Gestão do PAES tem contribuído de maneira singular no processo de alfabetização dos estudantes guanduenses, proporcionando uma educação igualitária e equânime, proporcionando um aumento significativo nos resultados do IDEB municipal.

Texto: Equipe da Coordenação Municipal do PAES

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo