Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Comunidades de Baixo Guandu são contempladas pelo Programa Reflorestar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa à população que está aberto o edital para o Programa Reflorestar. O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), com o acompanhamento pelo Consórcio Público Rio Guandu.

O Projeto tem como objetivo apoiar o plantio de florestas para aumentar a segurança hídrica, a conservação de solos e a geração de renda para o produtor rural, por meio do pagamento por serviços Ambientais (PSA).

A adesão ao Programa traz diversos benefícios, sendo eles a proteção do solo, que é fundamental para a agricultura, a proteção da biodiversidade, preservando espécies que são essências para nossa vida, como insetos polinizadores e espécies que podem ser utilizados na alimentação, na medicina e como base para outros produtos, mobilização do carbono, e contribuição para redução dos efeitos das mudanças climáticas.

“O desenvolvimento sustentável é essencial para garantir a preservação do solo e os recursos hídricos, através do programa reflorestar é possível dar o suporte aos produtores do município parar preservação ambiental”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach.

Com o programa reflorestar os produtores rurais recebem apoio do Governo do Estado do Espírito Santo através do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) em reconhecimento aos benefícios gerados pela floresta nativa conservada ou em recuperação e como forma de pagamento para auxiliar na aquisição de insumos (mudas, material para cercamento, adubo e outros) necessários para o plantio. Os valores são conforme a tabela e corrigidos anualmente.

Edital do Programa Reflorestar