Desafio Ambiental movimentou escolas municipais e destaca as campeãs.

Na última sexta feira (22/09/2023), aconteceu a divulgação e premiação dos campeões da Gincana Amigos do Meio Ambiente.

🏆 1ª – EMEIEF ELZA EWALD DE OLIVEIRA, que recebeu como prêmio um Data show;

🥈 2º – EMEIEF JOAO XXIII, recebeu como premiação um mini Data show;

🥉 3° – EMEIEF JULIA DE CARVALHO FISCHER e como prêmio recebeu uma caixa de som.

O evento foi abrilhantado com apresentação de stands, as escolas esbanjaram criatividade para tratar de temas relacionados ao meio ambiente. A apresentação de stands entrou como parte da pontuação para a Gincana Amigos do Meio Ambiente.

A gincana teve como principal finalidade promover a conscientização ambiental e incentivar ações sustentáveis entre os estudantes das escolas participantes, bem como toda a comunidade. Por meio da iniciativa de separação dos resíduos recicláveis, buscamos conscientizar e engajar não só os alunos, mas também suas famílias, professores e demais membros da comunidade, sobre a importância da coleta seletiva, da redução do consumo, e a necessidade de uma mudança de comportamento coletiva.

Durante semanas de árduo trabalho, nossos participantes demonstraram um grande comprometimento e dedicação. Cada equipe e cada indivíduo se dedicaram incansavelmente à coleta e separação de materiais, mostrando que a sustentabilidade é uma causa que todos nós abraçamos com amor.

Foram coletados 6026,50 kg de material incluindo papel, sacolas plásticas, alumínio, sucatas de ferro e plástico, garrafas PET e embalagens Treta Pak, além de 119 aparelhos eletrônicos. Esses números são um testemunho da dedicação e do empenho de todos os participantes. Cada item reciclado representa uma ação em prol do nosso planeta, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

Esse material coletado pode ser traduzido como árvores que foram poupadas com a reciclagem de papel, plásticos que foram desviados de aterros e alumínio que será reciclado economizando recursos preciosos.

Mas a Gincana Amigos do Meio Ambiente. não é apenas sobre números; também é sobre educação ambiental e conscientização. Durante essa jornada, aprendemos a importância da separação correta dos resíduos, a necessidade de reduzir o desperdício e o impacto positivo que nossas escolhas diárias podem ter no meio ambiente.

Agradecemos a todas as escolas participantes, a Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) por meio do Departamento de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação, Paraty Energia (UHE Mascarenhas) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Cidadão Amigo Do Meio Ambiente” (ASCAMARE) por tornarem esta gincana um grande sucesso. Continuemos a trabalhar juntos para preservar e proteger o nosso planeta.