Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Dia 15 de junho — Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Baixo Guandu, através da assistente social, Gessica de Paula Magalhães e da advogada, Ariane Falke, técnicas de referência do Órgão, realizou nesta quarta-feira (22), uma conversa sobre esse assunto com os idosos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, conscientizando-os sobre as formas e os tipos de violências praticadas contra a população idosa.

Foram abordadas as violências físicas, abandono e/ou negligência, violência psicológica, sexual e abuso financeiro e patrimonial, bem como as formas de denúncia contra a violência contra o idoso.

Violência contra a Pessoa Idosa

Cotidianamente, a população idosa enfrenta diversas formas de violência em todas as instâncias e espaços de convivência. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso a efetivação de seus direitos.

O Estatuto do Idoso tem o objetivo de garantir a dignidade, cidadania e respeito em relação aos idosos, e estabelece que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e que todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

O CREAS fica localizado na Rua Dr. Hugo Lopes Nale, n.º 719, Centro (Próximo à Igreja Luterana).

Atendimento à imprensa:
Comunicação Social
Tel.: (27) 3732 – 8900
E-mail: comunicacao@pmbg.es.gov.br