ENFERMEIROS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS E CURATIVOS.

Enfermeiros e enfermeiras da Rede de Saúde Municipal receberam um treinamento sobre feridas e curativos, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (25), no auditório municipal da Prefeitura de Baixo Guandu.

O Secretário de Saúde, Vinicius Dettoni Gobbo, explica que o objetivo desse curso é levar para os profissionais mais informações sobre o manejo de feridas, identificação da etiologia, saber o momento da troca, os encaminhamentos necessários e garantir segurança ao enfermeiro quanto à utilização da melhor estratégia, pois o enfermeiro é o detentor da prescrição e conhecimento. “Nossa meta é sempre prestar um atendimento de excelência aos cidadãos guanduenses. Esse empenho é o começo, trazendo o conhecimento entre os nossos profissionais enfermeiros”, afirma.

A empresa PIELSANA, licitada para oferecer o fornecimento dos materiais para a Secretaria de Saúde, enviaram um profissional para ministrar a capacitação. O conhecimento obtido proporciona aos profissionais da saúde fazer uma melhor avaliação da ferida e utilizar da melhor maneira os produtos (medicamentos e insumos), obtendo uma cicatrização mais rápida.

“Os pacientes sofrem com lesões crônicas e temos diferentes tipos (pé diabético, úlcera venosa, entre outros). Esses pacientes acabam procurando o posto de saúde para uma avaliação e um tratamento. Então, o enfermeiro precisa estar preparado tecnicamente com as melhores condutas para que eles saibam como avaliar e definir o melhor tratamento, que envolve a utilização correta do produto para melhor cicatrização”, complementou Vinicius.