Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Equipe da Prefeitura de Baixo Guandu participa do 2° Encontro Cidade Empreendedora ES.

Representantes da Prefeitura de Baixo Guandu participaram do 2° Encontro Cidade Empreendedora ES. O projeto é desenvolvido pelo SEBRAE/ES, com o apoio do Governo do ES, Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes).

2° Encontro Cidade Empreendedora ES aconteceu no Centro de Convenções de Vitória

O Evento contou com representantes de todos os municípios capixabas (Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, além de representantes do BANDES, Governo do Estado e outras entidades empresariais.

De Baixo Guandu, participaram do evento o Prefeito em Exercício Dr Patrick Perutti, Procurador Geral do Município Kennedy Littig, Subsecretario de Desenvolvimento Indústria e Comércio Ismail Ramos, Subsecretário de Comunicação Dionimar Martinelli e o Chefe de Departamento de Indústria e Comércio Gustavo Silva.

Patrick Perutti elogiou o evento e disse que Baixo Guandu tem uma veia empreendedora muito forte – “Temos uma tradição forte em empreendedorismo e contamos sempre com a parceria do Sebrae para nos apoiar, no que depender da gente, vamos cada vez estimular o micro e pequeno empresário para que possa gerar mais emprego e crescer cada vez mais.”

O Subsecretário de Desenvolvimento Indústria e Comércio de Baixo Guandu Ismail Ramos destacou que o município melhorou seu Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) em aproximadamente 48,7%. “No ciclo anterior, Baixo guandu tinha média de 3,7, no ICEE que colocava o município 43º no estado e 5º na Regional Colatina, já no ciclo atual o ICEE passou para de 3,7 para 5,5 colocando Baixo Guandu na 28ª posição no Estado e 3º lugar na Regional Colatina, com índices acima da média do estado e da Regional, que hoje é de 5,0.” – afirmou Ismail.

Resultados Comparativos dos Ciclos:

O município de Baixo Guandu evoluiu em todas as dimensões analisadas:

  • Governança para o Estímulo ao Empreendedorismo: de 2,6 para 5,3 – crescimento de 103,9%;
  • Programas e Projetos de apoio ao empreendedorismo: de 3,4 para 4,1 – crescimento de 20,6%;
  • Regulamentação e legislação para melhoria do ambiente de negócios: de 2,4 para 3,0 – crescimento de 25%;
  • Processos que facilitam a realização de negócios: de 5,8 para 7,2 – crescimento de 24,1%;
  • Recursos e infraestrutura para atendimento ao empreendedor: de 4,1 para 8,1 – crescimento de 97,6%.

Para alcançar essa evolução, foram desenvolvidas importantes ações, tais como a realização da primeira edição do Empretec para funcionários públicos, a instalação da Sala do Empreendedor, onde realizamos 6.980 atendimentos a micro e pequenos empreendedores e auxiliou a abertura de 276 MEI’s somente em 2022, depois de já ter batido o record de aberturas de MEI’s em 2021 com 293 novos Micro Empreendedores Individuais registrados. Além dessas ações, destacamos ainda a criação do Balcão de Oportunidades com mais de 700 atendimentos e os cursos de capacitação que em 2022 formaram 168 profissionais para o mercado de trabalho. Tudo isso com certeza contribuiu para que Baixo Guandu pudesse atingir o resultado positivo alcançado.” – Destacou Ismail Ramos.

O Evento

O principal tema do encontro foi apresentar os números do Projeto nos seus dois anos de implantação, além de destacar a importância do empreendedorismo para economia dos municípios capixabas e reforçar a parceria entre o Sebrae e os agentes públicos responsáveis pela implantação do projeto em suas cidades.

O Vice Presidente do Sebrae-ES Carlos André Santos de Oliveira (Carlão) deu as boas-vindas às autoridades presentes e destacou que o programa jamais existiria sem o empenho dos gestores municipais. “Fomentar o empreendedorismo e a competitividade estimulando o mercado local e gerando empregos, essa é a meta do SEBRAE-ES.” – disse.

O Presidente da Associação dos Municípios do ES – Amunes e Prefeito de Cachoeiro Vitor Coelho parabenizou o SEBRAE pelos 50 anos completados em 2022, destacando que a Amunes também foi criada no mesmo ano, disse ainda que a relação das duas entidades deve ser cada dia mais próxima, gerando resultados para as duas partes – “Cidade Empreendedora é um projeto fantástico para todos os municípios, gerando mais desenvolvimento e renda para nossas cidades.” Afirmou Coelho.

Também falou no evento, Alberto Gavini, presidente da A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes). Em sua fala, parabenizou o Sebrae por meio século de serviços prestados e que somente em 2022 foram mais de 10 mil atendimentos aos empreendedores e mais de 150 eventos realizados. “Somos parceiros de primeira ordem do Sebrae-ES nesse em outros projetos e a parceria segue forte”. Ele também destacou o apoio de outras entidades, como BANDES e Sistema S.

Representando o Governo do Estado, Maria Emanuela Pedroso – Secretária de Governo – disse que a iniciativa do Sebrae é brilhante e que surgiu em dezembro de 2020. “Em tão pouco tempo, já faz parte da realidade dos municípios e já mostra excelentes resultados.

Pedro Rigo, Superintende do Sebra-ES destacou os resultados dos últimos dois anos e falou sobre as perspectivas de futuro – “Nosso estado melhorou seu índice de empreendedorismo geral, na média saímos de 4.1 para 5, é um resultado expressivo, e devo destacar que todos os municípios melhoraram seus índices.”  Ele ainda destacou outros números: 100% dos municípios aderiram ao projeto, 64% já com sala do empreendedor, 35 mil alunos capacitados com educação empreendedora e para o futuro, a criação de um fundo de Aval para os Micro e Pequenos Empreendedores, facilitando assim acesso ao crédito.

No evento ainda aconteceu a assinatura do termo de renovação do contrato para execução desse projeto, entre o Governo do Estado, na ocasião, representado pela Secretária Manoela Alves Pedrosa, do Presidente da Aderes Alberto Gavini, do Vice Presidente do Sebrae-ES Carlão e do Superintendente do Sebrae-ES Pedro Rigo.

Fernando Schuler

Para finalizar o evento, os convidados assistiram a uma palestra ministrada pelo Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília) Fernando Schuler sobre o Desafio do Governo Empreendedor. O palestrante falou sobre como o Poder Público pode criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, destacando a educação nesse processo de transformação – “Não é possível ser uma cidade empreendedora sem ensinar empreendedorismo na escola.” Schuler ainda apresentou cases de sucesso aplicados em diversas cidades do Brasil e do mundo, que se tornaram exemplo de como o setor público pode também ser empreendedor.