Escolas e creches de Baixo Guandu recebem móveis novos

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu recentemente centenas de mesas e cadeiras novas para alunos e professores das escolas e creches da rede municipal de ensino.

Os recursos para a aquisição do mobiliário têm origem no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, através do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Esses recursos contemplam ações voltadas à Gestão Educacional; Formação de Profissionais de Educação; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura e Recursos Pedagógicos dos estados, municípios e do Distrito Federal.

DEVER DE CASA

Vale lembrar que Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Educação, é quem elabora o PAR, aderindo ao plano de metas do governo federal no Compromisso Todos pela Educação, Significa dizer que o apoio técnico e financeiro depende da elaboração de projetos e programas pela administração municipal, o que vem ocorrendo desde 2013.

“Os recursos, sejam do governo estadual, sejam do governo federal, não estão sobrando; as verbas de convênio têm chegado a Baixo Guandu porque nossas equipes, com responsabilidade e competência, se desdobram para fazer os projetos de acordo com o que é exigido pela instituição geradora do recurso. Esta é uma das razões por que as realizações em Baixo Guandu não param: estamos atentos aos convênios e sabemos como fazer os projetos para que os recursos cheguem até aqui”, explicou o prefeito Neto Barros.

REFORMAS

Apesar da atenção aos convênios, a administração municipal tem lançado mão de recursos próprios na melhoria das escolas e creches do município.

Muitas já foram reformadas, inclusive das regiões mais distantes, como a Escola Vista Alegre, em Alto Mutum; Escola Córrego do Onze, no KM 14; Escola Irmãos Zanotti, próximo a Itaguaçu; Escola Água Limpa, Vila Nova do Bananal; Escola Córrego do Queixada, Mascarenhas; Creche Francisco João da Silva Neguinho, Ibituba; e a Escola Júlio de Carvalho Fischer, Centro da cidade.

“As medidas de contenção de despesas, colocadas em prática pelo prefeito Neto Barros, têm ajudado na realização de obras nas escolas e creches há muito esperadas pelos guanduenses”, disse a secretária municipal de Educação, Cenira da Silva.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br