EVENTO DE CAPOEIRA REÚNE VÁRIOS CAPOEIRISTAS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS EM BAIXO GUANDU.

No último sábado (29), aconteceu em Baixo Guandu o “Primeiro Valdeia Guandu”. O evento é uma iniciativa dos guanduenses Danilo Torezani e Juliano Medeiros Barreto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, através da Subsecretaria de Cultura. O evento reuniu capoeiristas do Espírito Santo e Minas Gerais.

Além das rodas de conversa, bate papo com mestres de capoeira e oficinas práticas, os
participantes aprenderam um pouquinho sobre a história da capoeira, diversidade e
aprimoraram seus movimentos e ritmos.

“Através da Subsecretaria de Cultura, fazemos o máximo para apoiar e promover a cultura em
nosso município. A capoeira é uma arte com histórico de lutas pela emancipação negra e é
uma grande ferramenta educativa”. Afirma a Subsecretária de Cultura Míria Souza Cruz.

O encerramento do evento aconteceu na Praça São Pedro e contou com a entrega da placa do Título do Mérito “Mestre Lima” ao Prefeito de Baixo Guandu Lastênio Luiz Cardoso. Além do Prefeito, foram homenageados os mestres Guga, Morcego, Casca e “Cabelim”.

“É um evento importante tanto quanto as discussões teóricas e práticas. Uma vez que a gente aborda algumas questões, que ampliam o nosso conhecimento da capoeira e seu papel na sociedade”, disse Danilo, um dos organizadores do evento.