Evento de Capoeira e Conscientização Social Movimenta a Comunidade de Baixo Guandu

No último sábado, 18 de maio de 2024, a quadra de esportes da EEEFM Dr. Jones dos Santos Neves (Polivalente) foi palco de um evento especial e significativo para a comunidade local.

Organizado pelas Entidades Capoeira Cordel Vermelho e Elos da Resistência, com o apoio da prefeitura municipal de Baixo Guandu, o evento incluiu o tradicional batizado e a troca de cordéis, reuniu alunos, familiares e autoridades em um momento de grande importância.

O evento contou com a presença do prefeito Lastênio Cardoso e do vice-prefeito Patrick Favarato Perutti, que prestigiaram a ocasião com entusiasmo. A secretária municipal de assistência social e direitos humanos, Gleiciane Firme também esteve presente, reforçando o compromisso do município com as causas sociais.

Além das celebrações tradicionais, o evento foi marcado pela conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no mesmo dia, 18 de maio. Essa data é de extrema relevância, pois visa alertar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento dessa grave violação de direitos.

Os discursos das autoridades destacaram a importância de proteger as crianças e adolescentes, garantindo um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento. As atividades realizadas durante o evento buscaram sensibilizar os participantes sobre a necessidade de denunciar e combater qualquer forma de abuso e exploração sexual.

O batizado e a troca de cordéis, momentos emocionantes da celebração, simbolizaram a passagem e o crescimento dos alunos na prática esportiva e cultural, reafirmando os valores de respeito, disciplina e solidariedade.