Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Evento de Troca de Graduação no Projeto ‘Educando Através da Capoeira’ Reúne Comunidade em Baixo Guandu

No último sábado, dia 30 de setembro, a Praça São Pedro foi o cenário de um evento que celebrou a troca de graduação no projeto social “Educando Através da Capoeira”. Desenvolvido pela Associação Cultura Negra em três núcleos, o projeto tem beneficiado aproximadamente 50 crianças, promovendo a capoeira como uma ferramenta de educação e inclusão social.

O projeto é executado com paixão e dedicação pelos monitores Modelo (Danilo Torezane),Índio (Juliano Barreto), Mestre Costela (Fernando Rosa) e é supervisionado pelo Mestre Gunga (Roberto Anselmo Araújo). A troca de graduação foi um momento especial para as crianças, marcando seu progresso na capoeira e reforçando valores como disciplina, respeito e superação.

O evento contou com o apoio fundamental do prefeito Lastênio Cardoso e da subsecretária de cultura, Miriam Souza Cruz, que reconhecem a importância de projetos culturais e esportivos na comunidade. Além disso, a Polícia Militar esteve presente, ministrando uma palestra valiosa sobre segurança e cidadania, conduzida pelo Sargento Kalebe Oliveira.

A presença de capoeiristas de diversos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo enriqueceu o evento, demonstrando a abrangência e a relevância do projeto “Educando Através da Capoeira”. A troca de graduação não apenas reconheceu o talento e o esforço das crianças envolvidas, mas também destacou a importância da capoeira como uma forma de promover a cultura afro-brasileira e a educação através da prática esportiva.

Esse evento exemplifica o poder da capoeira como instrumento de inclusão e educação em Baixo Guandu, unindo a comunidade em torno de valores fundamentais e proporcionando oportunidades para as crianças crescerem e se desenvolverem de maneira saudável.