Festival Internacional “Dança em Trânsito” dia 21 de julho em Baixo Guandu, com Oficina e Apresentações gratuitas!

O Dança em Trânsito chega ao Espírito Santo no dia 21 e vai até o dia 23 de julho, em Baixo Guandu e Vitória. O público poderá participar de oficinas gratuitas para público adulto e infantil e assistir às apresentações de companhias estrangeiras e das cinco regiões do Brasil.

O Dança em Trânsito completa seus 20 anos de existência em uma edição super especial que vai circular por aproximadamente 30 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira: Paris. No Espírito Santo, a abertura do festival será no dia 21 de julho, em Baixo Guandu, com apresentações gratuitas. Em Vitória, o Festival vai acontecer durante os dias 22 e 23 de julho no Sesc Glória e no Parque Botânico da Vale.

O projeto reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. Além de possibilitar trocas de experiências entre companhias nacionais e internacionais convidadas incentivando o desenvolvimento das linguagens da dança.⁣

Oficinas Gratuitas

Uma das frentes do projeto são as oficinas que serão oferecidas nas cidades. Em Baixo Guandu, o público infanto-juvenil vai poder participar de um encontro formativo com a companhia carioca Tápias. O encontro será no dia 21 de julho, das 13h às 17h, na Secretaria de Cultura de Baixo Guandu. Inscrições gratuitas pelo site: https://bit.ly/baixoguandu.

A oficina será de Dança Contemporânea com o Método Tápias, que ensina que todos produzimos gestos e movimentos, logo, todo mundo pode dançar! Os participantes vão aprender a transformar os movimentos em uma escrita orgânica. Além do trabalho corporal, o Método Tápias também transforma o aluno, estimulando seu próprio potencial criativo, com conteúdo, prática, pesquisa e formação de ideias.

A professora Flávia Tápias, é coreógrafa, intérprete, diretora de movimento e professora de dança contemporânea, graduada pela Faculdade Angel Vianna no Brasil, integrante do Grupo Tápias desde 1998, no qual atua hoje como Diretora. Diretora artística do Festival Tápias, diretora e curadora junto à Giselle Tápias dos festivais internacionais de dança contemporânea Dança em Trânsito e Correios em Movimento, realizados no Brasil. Atua como professora de técnica de dança contemporânea/Método Tápias e composição coreográfica em diversos festivais e mostras internacionais.

Programação dos Espetáculos

No dia 21 de julho, quinta-feira, a cidade de Baixo Guandu recebe a 20ª edição do Dança em Trânsito com apresentações gratuitas na Praça Getúlio Vargas, a partir das 20h30. A NIMO Cia de Dança, do coreógrafo e bailarino brasileiro Gleidson Vigne, abre a noite com o solo Adapta-bilidade, em que traça um paralelo sobre a capacidade de adaptação tanto na dança como na vida. O Grupo Tápias, companhia franco-brasileira residente do Espaço Tápias e associada ao Dança em Trânsito, exibe SOLO, com coreografia do israelense Rami Levi e que integra o projeto 5 Coreógrafos e um corpo. Na sequência, a carioca Focus Cia de Dança, do coreógrafo Alex Neoral, apresenta o duo Grand Pas, recorte do novo trabalho VINTE, inspirado no universo literário de Clarice Lispector. Para finalizar, será apresentado o resultado da Residência de criação realizada com a coreógrafa Flávia Tápias para os jovens do Baixo Guandú.

O evento é uma realização do Espaço Tápias e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Engie.

DANÇA EM TRÂNSITO – 20ª edição

Programação completa e inscrições para oficinas: www.dancaemtransito.com.br

SERVIÇO:

Baixo Guandu

Oficina Infanto-Juvenil com Flávia Tápias (Rio de Janeiro, RJ)

Data: 21 de Julho

Local: Auditório da prefeitura de Baixo Guandu

Inscrições via site: https://bit.ly/baixoguandu

Espetáculos

21 JULHO (QUINTA-FEIRA)

20h30 – PRAÇA GETÚLIO VARGAS (Baixo Guandu)

ADAPTA-BILIDADE