IBGE realiza reunião de apresentação dos dados do Censo 2022

Aconteceu na manhã desta quinta (13/04), às 9 horas, no auditório da Prefeitura de Baixo Guandu, a reunião de apresentação dos dados preliminares do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município.

O coordenador de área do Censo 2022 da região Norte/Noroeste do Espírito Santo, Daniel Aniceto da Silva, foi quem conduziu a reunião, apresentando dados importantes, que podem influenciar as políticas públicas no Município.

O IBGE vai aprofundar os estudos desses dados, mas de concreto, já se sabe que houve crescimento da população recenseada. Em 2010 29.081 pessoas foram efetivamente recenseadas, e esse número passou para 29.962 em 2022. A população preliminar do Censo Demográfico de 2022 enviados ao Tribunal de Contas da União ficou em 30.676 habitantes, mantendo o município dentro da mesma faixa de recebimentos de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Já o número de domicílios residenciais recenseados aumentou. De 11.334 em 2010 para 14.061 em 2022. A média do número de habitantes por domicílio caiu. Em 2010 a média era de 3,09 pessoas por domicílio, já em 2022, essa média caiu para 2,69 pessoas por casa.

Segundo Daniel, essa é uma linha de tendência que vem acontecendo em todo Brasil, uma vez que existe uma tendência de diminuição no tamanho das famílias, ou seja, uma menor taxa de natalidade com mulheres sendo mães mais tarde, priorizando estudo e carreira. Daniel ressaltou ainda o apoio da Prefeitura na coleta dos dados. “Agradecemos à Prefeitura pelo apoio logístico e pela ampla sala fornecida para ser nosso ponto de coleta de dados. Isso fez toda diferença para realização do trabalho”. Completou Daniel.