Menos Burocracia e mais agilidade na liberação de Licenças Ambientais em Baixo Guandu

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Baixo Guandu em parceria com o Consórcio Público do Rio Guandu, tem realizado um importante trabalho para dar mais agilidade na liberação das licenças ambientais para o funcionamento das empresas locais do município. Já foram cerca de 140 licenças liberadas em tempo recorde no município.

Nesta quinta, 4 de janeiro, representantes de duas dessas empresas, estiveram no gabinete do Prefeito Lastênio Cardoso para receberem a renovação de seus licenciamentos: Adriana da Silva Gonçalves, que exerce serviço de lavanderia comercial e Adelson Borchardt, que realiza serviços de beneficiamento de rochas ornamentais no município. Os empreendedores se mostraram satisfeitos com a agilidade e parceria entre os órgãos licenciadores e as empresas, atuando como orientadores e facilitadores nesse processo.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Cleres de Martins Shwanbach, é uma meta do município agilizar a liberação das licenças, dando mais fluidez ao processo, contribuindo com o empreendedor, mas sem descuidar do cumprimento das normas ambientais. “Fazemos todo o possível para orientar o requerente da licença, para que possa cumprir a lei e empreender, gerando emprego e renda na cidade.”

O Consultor Ambiental da Empresa Mineração Borchardt agradeceu a equipe de licenciamento pelas orientações e elogiou pela agilidade no atendimento ao chamado: “É uma equipe muito profissional, que se mostrou preparada para orientar e fiscalizar, facilitando muito a aprovação dos licenciamentos, documento essencial para nosso ramo de atuação.” – afirmou.

O Prefeito Lastênio Cardoso elogiou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e do Consórcio do Rio Guandu e falou sobre a importância de agilizar os processos de licenciamento, mas sempre com responsabilidade. “O que é certo fazemos, o que não puder fazer, a gente orienta para adaptar o projeto e fazer o certo. Aqui os processos são mais ágeis por que são desenvolvidos pelo município, já que o estado não tem estrutura para atender a todos.”

Para saber mais sobre licenciamento ambiental, o solicitante deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ou o Consórcio Público do Rio Guandu. Endereço: Rua Carlos Fick Neto SN – Bairro Operário – Próximo à Rodoviária de Baixo Guandu, ou no telefone 27 3732-8900.