Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Nota de Atenção Primária em Saúde cresce 253% nos últimos dois anos em Baixo Guandu, segundo índice do Ministério da Saúde

Em apenas dois anos da atual gestão, a Saúde em Baixo Guandu mostra resultados impressionantes no que diz respeito à Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu, em apenas dois anos, sair de um índice de 4,15 no final de 2020 para 9,26 em dezembro de 2022 (Nota máxima é 10). Vale ressaltar que o indicador garante mais recursos para a Saúde Primária do Município, disponibilizados para o Programa Previne Brasil.

Veja a comparação das notas dos últimos 3 anos:

Planejamento e Gestão são os diferenciais para esse resultado. Desde o início de nossa gestão, trabalhamos para melhorar o atendimento básico de saúde para o Guanduense.” Disse o Secretário de Saúde de Baixo Guandu Vinícius Gobbo.

Para o prefeito Lastênio Cardoso, saúde sempre foi e será prioridade no município. “Saúde é um dos pilares de nosso governo. Precisamos dar à população serviços de saúde de qualidade, por isso investimos na contratação de especialistas, disponibilizamos mais exames, ambulâncias para transporte dos pacientes, saúde da mulher, são muitas ações que fizemos em apenas dois anos de governo. Destacou.

Nos últimos dois anos, o número de exames, consultas e atendimentos à saúde primária bateram recordes, vejamos os números dos últimos dois anos foram: Mais de 150 mil consultas e mais de 160 mil exames.

Além dos exames de alta complexidade, que sempre foram um desafio para cidade, agora tornam-se realidade para população com a realização de 879 exames: 58 cintilografias, 85 colonoscopias, 101 endoscopias, 248 tomografias e 387 ressonâncias

E não vamos parar por aí, acabamos de contratar mais dentistas também para atender nossa população. Reforçamos o Consórcio CIM Noroeste para trazer mais exames e especialidades para Baixo Guandu, evitando deslocamento e trazendo mais conforto para o usuário e economia para o município – Completou Vinícius.

Os indicadores:

Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação;

Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

Cobertura de exame citopatológico;

Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;

Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;

E percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Como funciona

“O pagamento por desempenho tem como objetivo facilitar o acesso do gestor aos recursos. Ele permite que o município aumente o incentivo financeiro que receberia normalmente a partir dos resultados que alcança”, destaca o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

“Não estamos falando só de números. O monitoramento dos indicadores significa melhoria na qualidade do serviço ofertado para a população”, justifica.

Entre os objetivos de monitorar os indicadores estão: reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da APS; e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicidade de metas e resultados alcançados.