Novembro Azul: Um mês de combater e prevenção ao Câncer de Próstata

A Campanha Mundial do Novembro Azul, foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu.

Na quarta, dia 30 de novembro, aconteceu o encerramento da Campanha Novembro Azul: mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. A campanha foi encerrada, com palestra e atendimento médicos nas Unidades Básica de Saúde do Município.

A Campanha Mundial do Novembro Azul de 2022, foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu.

Durante todo mês de novembro, as Unidades Básica de Saúde, realizaram consultas e exames como: Aferição de PA (pressão arterial). Glicemia Capilar, Atualização da Caderneta de Vacina, Solicitação de Exames, Avaliação da Saúde Bucal, Palestras, Testes Rápidos e Consultas Médicas.

Segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde do Município, continuará atendendo as pessoas interessadas em realizar exames e consultas.

É importante lembrar que o sucesso do tratamento do câncer está diretamente relacionado com a detecção precoce da doença e que aguardar por sintomas pode diminuir as chances de cura, uma vez que, especialmente no câncer de próstata, estes ocorrem apenas quando a doença já se encontra em estágio avançado, quando a janela de cura foi perdida.

Segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu, as Unidades de Saúde do Município, continuará a busca ativa de pacientes homens para que estes possam realizar os exames preventivos da doença e também, se informar a respeito sobre a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O que é IST – INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

são as infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.