“Outubro Rosa”: Agendamento de exames preventivos gratuitos em Baixo Guandu

A Prefeitura de Baixo Guandu, através Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Casa da Mulher, deu início a campanha “Outubro Rosa”. Com uma programação mensal para a mulher, principalmente na realização de exames de mama e agendamento de exames preventivos.

A Casa da Mulher, encerra a campanha em Baixo Guandu, no dia 31 deste, com uma passeata no centro da cidade.
Para impulsionar ainda mais a campanha “Outubro Rosa”, hoje (dia 6), a equipe de saúde da Casa da Mulher, deu entrevista sobre o tema, na rádio Líder FM. Logo mais, na feira ao lado da praça São Pedro, acontece agendamento (marcação) de exames preventivos, com os profissionais de saúde da Casa da Mulher e panfletagem sobre a campanha.

Segunda informação da Coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Baixo Guandu, Katiane Tibúrcio Simões, a coleta de preventivo começou no dia 03 e termina no dia 27 deste, na Casa da Mulher, das 07 às 16 horas, manhã, tarde e à noite.
Ela lembrou, também, que a Casa da Mulher oferta exames preventivos nas unidades de saúde dos bairros, com marcação de exames preventivos gratuitamente para as mulheres.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 26 de outubro, 19 horas, acontecerá uma palestra no auditório do Ginásio Brasil, próxima à Praça Pedro, com a Doutora Amanda Coelho.

E no dia 31 de outubro, 08 horas da manhã, acontece a passeata, saindo da Praça São Pedro, passando pela Avenida Carlos de Medeiros, chegando a Praça Getúlio Vargas, próximo à Câmara Municipal de Baixo Guandu.

Números de casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil:
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. O risco estimado é de 61,61 casos por 100 mil mulheres.

“Outubro Rosa”:

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o “Outubro Rosa”, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data é celebrada anualmente, para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.