Palestra do SCFV em Baixo Guandu Promove Autocuidado e Autoconhecimento

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Baixo Guandu organizou uma palestra inspiradora em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e a Secretaria de Saúde. O evento, realizado no auditório do CRAS, abordou o tema “SETEMBRO AMARELO: Autocuidado e Autoconhecimento” como parte dos esforços de conscientização sobre a importância da saúde mental.

A palestra contou com a presença da secretária da SEMADH, Maria Augusta Cardoso Ferreira, e profissionais dedicados, como as assistentes sociais do NASF, Rosilda e Heloísa, a psicóloga Thayná e a educadora física Karoline. Eles envolveram os participantes em uma conversa esclarecedora sobre o significado do “Setembro Amarelo” e sua origem. Todos os presentes receberam um broche de borboleta amarela, habilmente confeccionado pelos usuários do serviço.

Uma dinâmica envolvendo uma bola de soprar e frases inspiradoras para reflexão, como “Em tempos de escuridão, seja luz” e “Pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza”, estimulou a troca de experiências. Os participantes discutiram a importância de ouvir sem julgamento, identificar as prioridades em suas vidas e, acima de tudo, cuidar de si mesmos, enfatizando que o autocuidado é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida.

A palestra ressaltou a relevância de cuidar tanto do corpo quanto da mente, incentivando os presentes a estarem em paz consigo mesmos e com os outros. O grupo presente deu um passo importante ao participar do Serviço de Convivência, buscando melhorar suas vidas.

O evento destacou que ninguém está sozinho e a importância de se expressar abertamente, sem julgamentos ou cobranças. Esses momentos de compartilhamento podem fazer toda a diferença na promoção da saúde mental e no fortalecimento dos vínculos comunitários.