Prefeito Lastênio Cardoso recebe Comissão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso.

Uma comissão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso esteve em Baixo Guandu na ultima quinta (05/10), realizando uma visita técnica junto ao Consórcio Rio Guandu.

O objetivo da visita é conhecer mais profundamente o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente e o Consórcio Rio Guandu, bem como discutir estratégias de gestão ambiental e ações de preservação em nossa região.

A Superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização do Estado do Mato Grosso, Helen Farias Ferreira, destacou que o Espírito Santo é considerados uma referência para todo Brasil, principalmente quando se refere a agilidade nos licenciamentos e descentralização de ações ambientais. “Temos muito a aprender com a gestão ambiental praticada nos Consórcios e nas Secretarias Estaduais de Meio Ambiente no Espírito Santo.”

O Prefeito Lastênio Cardoso afirmou que em Baixo Guandu, o objetivo é agilizar os processos de licenciamento mas sempre com responsabilidade. “O que é certo fazemos, o que não puder fazer, a gente orienta para adaptar o projeto e fazer o certo. Aqui os processos são mais ágeis por que são desenvolvidos pelo município, já que o estado não tem estrutura para atender a todos.

O Subsecretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach, destacou que os projetos desenvolvidos no município sempre contam com importantes parcerias na inciativa privada, escolas e sociedade civil organizada. “Buscamos envolver o máximo de parceiros possível, para que todos possam contribuir de forma direta ou indireta para desenvolver cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas”. Destacou

Equipe de Mato Grosso que visitou Baixo Guandu:
Helen Farias Ferreira -Superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização – Eng.º Sanitarista – Mestrada em Engenharia de Edificações
Nilma de Oliveira Faria – Coordenadora de desconcentração e descentralização – Eng.ª Civil e Arquiteta – Mestrada em Engenharia Urbana
Everaldo Gasparini – Analista de Meio Ambiente – Eng.º Sanitarista e Ambiental – Mestrado em Recursos Hídricos
Fernando Araújo Bruno – Analista de Meio Ambiente – Geógrafo – Mestrado em Dinâmica da Natureza
Ludimila do Prad