Prefeitura de Baixo Guandu intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti
A prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o aumento das notificações no município, a Vigilância Ambiental intensificou as ações nos bairros que registraram maior número de notificações das doenças, com veiculação de informativos, carro fumacê e visitas domiciliares.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alana Vitoria Morais, várias ações estão sendo adotadas para o bloqueio do mosquito Aedes Aegypti. “Observamos um aumento considerável no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município. Através das notificações de Dengue e Chikungunya, registradas nos bairros Mascarenhas, Vila Kennedy e São José, estamos realizando o bloqueio com o uso de inseticida”, ressaltou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alana.
Além do trabalho dos agentes de endemias realizado diariamente, o município ainda conta com o serviço de fumacê, que promove a interrupção rápida da transmissão da doença, através da aplicação de inseticida que elimina os mosquitos ativos no ambiente.
“É fundamental a participação dos moradores no combate ao mosquito, principalmente dentro da residência, mantendo o quintal limpo, de forma a não acumular focos do mosquito transmissor”, enfatizou o supervisor da Vigilância Ambiental, José Luis Cachoeiro.
Abaixo algumas ações que podem ser realizadas pelo menos uma vez por semana na residência, para eliminação do mosquito Aedes Aegypti:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Limpar as calhas;
- Cobrir piscinas;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
- Cobrir bem a cisterna;
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.