Prefeitura de Baixo Guandu intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti

Agente de Endemias realizando borrifaçao de inseticida no bairro São José. Foto Ascom

A prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o aumento das notificações no município, a Vigilância Ambiental intensificou as ações nos bairros que registraram maior número de notificações das doenças, com veiculação de informativos, carro fumacê e visitas domiciliares.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alana Vitoria Morais, várias ações estão sendo adotadas para o bloqueio do mosquito Aedes Aegypti. “Observamos um aumento considerável no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município. Através das notificações de Dengue e Chikungunya, registradas nos bairros Mascarenhas, Vila Kennedy e São José, estamos realizando o bloqueio com o uso de inseticida”, ressaltou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alana.

Além do trabalho dos agentes de endemias realizado diariamente, o município ainda conta com o serviço de fumacê, que promove a interrupção rápida da transmissão da doença, através da aplicação de inseticida que elimina os mosquitos ativos no ambiente.

“É fundamental a participação dos moradores no combate ao mosquito, principalmente dentro da residência, mantendo o quintal limpo, de forma a não acumular focos do mosquito transmissor”, enfatizou o supervisor da Vigilância Ambiental, José Luis Cachoeiro.

Abaixo algumas ações que podem ser realizadas pelo menos uma vez por semana na residência, para eliminação do mosquito Aedes Aegypti:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.