Prefeitura de Baixo Guandu oferece programa de reflorestamento a produtores rurais

O Programa Reflorestar é uma iniciativa governamental, cujo desenvolvimento foi iniciado no ano de 2011, fruto do alinhamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Aqüicultura e Pesca (SEAG).

O objetivo é a ampliação da área de Mata Atlântica no Espírito Santo em 80 mil hectares até 2018, conforme metas almejadas pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018. A mesma meta também foi estabelecida como contribuição do Estado quando aderiu  ao Desafio 20×20, proposto na Conferência das Partes (COP 20), ocorrida no Peru em 2014, por países da América Latina e Caribe (LAC) para restaurar e/ou evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares.

O principal objetivo do Programa Reflorestar é manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, gerando oportunidades e renda para o produtor rural, através da adoção de práticas de uso correto do solo.

Os objetivos específicos para o programa seguem os preceitos do desenvolvimento sustentável, integrando meio ambiente, economia e sociedade. Assim, os proprietários de terra e agricultores são estimulados a adotar sistemas ambientalmente corretos e socialmente justos.

IBITUBA

Em Baixo Guandu, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem desenvolvendo o Programa Reflorestar a partir do distrito de Ibituba, na localidade de Alto Santa Rosa. Ali, já foram investidos pela parceria PMBG/Programa Reflorestar cerca de R$ 500 mil nas propriedades dos produtores rurais. O objetivo é atender a parâmetros estabelecidos pelo programa em consonância com o acolhimento dos produtores rurais, que são florestas em pé, recuperação em plantios, regeneração natural, sistema silvipastoril, sistema agroflorestal e florestas remanejadas.

“Dos parâmetros disponíveis, três foram acolhidos pelos produtores rurais da região de Ibituba e Alto Santa Rosa: florestas em pé, recuperação em plantios e sistema agroflorestal.”, revelou Yvone Gobbo, secretária municipal de Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br