Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente promovem plantio de árvores em praças locais

Iniciativa visa fortalecer a identidade ambiental e proporcionar conhecimento sobre a flora local

Nesta manhã, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e o apoio da Paraty Energia resultou em uma iniciativa ambientalmente consciente: o plantio de mudas de pau-brasil nas praças Getúlio Vargas e São Pedro. A ação foi liderada pelo Prefeito Lastenio Cardoso, que ressaltou a importância ecológica dessa espécie nativa, que empresta seu nome ao país e contribui para a identidade nacional.

Além do plantio, foram instaladas placas de identificação das árvores em ambos os locais. Essas placas contêm códigos QR que fornecem acesso a informações detalhadas sobre cada espécie presente, proporcionando aos moradores e visitantes uma oportunidade única de aprender sobre a flora local de forma prática e interativa.

Destaca-se que, entre as variedades arbóreas registradas, encontram-se as figueiras presentes na praça Getúlio Vargas, cuja beleza é notável e remonta a mais de seis décadas, constituindo elementos históricos do município.

O Prefeito Cardoso enfatizou a importância das árvores no contexto urbano, ressaltando seu papel na estabilidade climática, conforto ambiental, qualidade do ar e bem-estar físico e mental da população. Além disso, as árvores contribuem para a redução da poluição sonora e visual, e desempenham um papel crucial na conservação de um ambiente ecologicamente equilibrado.

Essa iniciativa reflete o compromisso da administração municipal com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade, destacando a importância da colaboração entre diferentes órgãos governamentais e a sociedade civil na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento consciente.