PROESAM – NOVO INTERSTÍCIO INICIA E BAIXO GUANDU COMEMORA RESULTADO ATINGIDOS EM 2022.

Em abril de 2022 a Prefeitura Municipal de Baixo Guandu através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente celebrou o Contrato de Adesão Voluntária – do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental (PROESAM) com o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), é um programa implantado por ciclos e cada ciclo é dividido em dois interstícios. Este programa contribui significativamente para a gestão ambiental municipal, onde é possível estabelecer uma série de procedimentos e ações cooperando para o desenvolvimento sustentável preconizado pelo município.

O município teve como objetivo cumprir 20 metas no 1º interstício, sendo 6 metas obrigatórias e 14 graduais. Para fins de comprovação foram estabelecidos prazos para o cumprimento dessas metas. Essas metas são atreladas a um grupo de eixos temáticos, sendo eles: eixo Institucional, a agenda verde, a agenda azul, a agenda marrom e temas transversais, esse grupo de eixos abrangeram todos os setores sócio ambientais para um pleno desenvolvimento sustentável.

As metas são atreladas a um grupo de eixos temáticos, sendo eles: eixo Institucional, a agenda verde, a agenda azul, a agenda marrom e temas transversais.

O eixo institucional, busca incentivar criação ou aperfeiçoamento de normativas ambientais municipais, ampliar o acesso a informação do município, a participação popular e a implantação de mecanismos de transparência do processo de tomada de decisão nas políticas ambientais do município.

O eixo atrelado à agenda verde, está relacionado à implantação ou melhoria de políticas, programas, projetos e ações de conservação ou recuperação da cobertura florestal e do uso do solo.

O eixo temático ligado à agenda azul, concentra o conjunto de metas com interface entre a política estadual de recursos hídricos e a atuação municipal, buscando incentivar a implantação ou melhoria da atuação municipal, tanto nas instâncias da Política Estadual de Recursos Hídricos, quanto nas outras frentes da gestão ambiental e do uso do solo relacionadas ao tema.

O eixo temático ligado à agenda marrom envolve o conjunto de metas que buscam aperfeiçoar a atuação e ampliar a transparência das ações de controle ambiental e de gestão de resíduos.

Por fim e não menos importante, observa-se um conjunto de metas, cuja atuação pública deve se dar de modo transversal, sendo necessário muitas vezes a articulação das autoridades da área ambiental junto a autoridades de outras pastas setoriais do município, como desenvolvimento urbano, posturas, educação, saúde etc.

Em janeiro de 2023 o município enviou à SEAMA o relatório final do PROESAM. O município cumpriu com êxito todas as 20 metas do 1º interstício, sendo que este resultado só foi possível, uma vez que toda equipe da prefeitura, especialmente as Secretarias Municipais, se empenharam para alcançar o cumprimento das metas, um trabalho conjunto de ações e atividades que envolveram diversos profissionais.

Para o Prefeito Lastênio Cardoso, é de total interesse da Administração Municipal melhorar e ampliar a gestão ambiental municipal envolvendo a comunidade local.

“Investir em Gestão Ambiental é essencial para garantir o futuro das próximas gerações, principalmente envolvendo as comunidades que são totais interessadas no tema”. Afirmou o Prefeito. O Subsecretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Cleres de Martins Schwambach afirmou que as próximas metas serão ainda mais desafiadoras: “Estamos convictos de que as próximas etapas no cumprimento das metas do 2º interstício, que se inicia em fevereiro de 2023, serão ainda mais desafiadoras e contribuirão significativamente para o desenvolvimento sustentável do município. – Afirmou Schwambach