Programa de Assistência Dermatológica (PAD) bate recorde de cirurgias em Baixo Guandu

Baixo Guandu recebeu neste último final de semana o mutirão do Programa de Assistência Dermatológica (PAD), que atendeu entre os dias 9 e 10 de julho, moradores dos municípios mineiros de Aimorés, Itueta e Resplendor, além de pacientes de Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu e Itarana, entre outras cidades, na Unidade de Saúde NESF.

Segundo a coordenação do programa foram realizadas 169 consultas, 468 crioterapias, 109 cirurgias e vários atendimentos na área odontológica, para prevenção de câncer de boca. A equipe atuante foi composta por mais de 110 pessoas, divididas entre coordenadores, médicos, motoristas, acadêmicos, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e colaboradores da igreja Luterana.

A prefeitura custeou a hospedagem e refeições para toda equipe médica do Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica ao Câncer de Pele (PAD). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os materiais utilizado nos procedimentos e mobilizou diversos profissionais durante os dois dias da campanha com intuito de dar todo aporte na organização geral e disposição do local.

O PAD é um programa de extensão da Ufes voltado a diagnósticos e tratamentos de câncer de pele, e que existe há 35 anos. O público-alvo são comunidades que vivem na zona rural, em cidades do interior do estado, onde são realizados cerca de 3 mil atendimentos anualmente.

Além da Universidade, são parceiros no Programa a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), Sicoob, ADCOS, prefeituras municipais, a Associação Albergue Martim Lutero e empresas privadas, que auxiliam na compra, manutenção e conserto de equipamentos.

Atendimento à imprensa:
Tel.: (27) 3732 – 8900