PMBG

Loading

Programa de assistência dermatológica (PAD), realiza mais de 80 cirurgias gratuitas em Baixo Guandu.

Programa de assistência dermatológica (PAD), realiza mais de 80 cirurgias gratuitas em Baixo Guandu.

No último fim de semana, a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a UFES e a SESA, realizaram 145 consultas dermatológicas, 84 cirurgias e 399 crioterapias gratuitamente.

Tudo isso graças ao PAD, que é um programa de extensão da Ufes voltado a diagnósticos e tratamentos de câncer de pele, e que existe há 36 anos. O público-alvo são comunidades que vivem na zona rural, em cidades do interior do estado, onde são realizados cerca de 3 mil atendimentos anualmente. Além da Universidade, são parceiros no Programa a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), prefeituras municipais, a Associação Albergue Martim Lutero e empresas privadas, que auxiliam na compra, manutenção e conserto de equipamentos.

A equipe contou com 42 estudantes, três dermatologistas, duas técnicas de enfermagem e uma coordenadora administrativa. E aconteceu no NESF.

O vice-prefeito Dr. Patrick Favarato Perutti, esteve presente no NESF, e destacou a importância do projeto, e disse que, o projeto é uma benção para quem não tem facilidade a de acesso a recursos médicos.

O PAD acontece uma vez por ano no município. É assim como no ano passado foi um sucesso.