Programa de assistência dermatológica (PAD), realiza mais de 80 cirurgias gratuitas em Baixo Guandu.

No último fim de semana, a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a UFES e a SESA, realizaram 145 consultas dermatológicas, 84 cirurgias e 399 crioterapias gratuitamente.

Tudo isso graças ao PAD, que é um programa de extensão da Ufes voltado a diagnósticos e tratamentos de câncer de pele, e que existe há 36 anos. O público-alvo são comunidades que vivem na zona rural, em cidades do interior do estado, onde são realizados cerca de 3 mil atendimentos anualmente. Além da Universidade, são parceiros no Programa a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), prefeituras municipais, a Associação Albergue Martim Lutero e empresas privadas, que auxiliam na compra, manutenção e conserto de equipamentos.

A equipe contou com 42 estudantes, três dermatologistas, duas técnicas de enfermagem e uma coordenadora administrativa. E aconteceu no NESF.

O vice-prefeito Dr. Patrick Favarato Perutti, esteve presente no NESF, e destacou a importância do projeto, e disse que, o projeto é uma benção para quem não tem facilidade a de acesso a recursos médicos.

O PAD acontece uma vez por ano no município. É assim como no ano passado foi um sucesso.