Projeto de Contação de histórias mostra como “a leitura é transformadora”

As secretarias municipais de Cultura e Educação iniciaram essa semana o projeto “Contação de Histórias” em comemoração ao Dia Nacional do Livro com alunos da Educação Infantil Municipal. O projeto que envolve várias atividades, desde a leitura até atividades lúdicas, está sendo realizado nas dependências da sede da Secretaria Municipal de Cultura.

A Contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança, envolvendo o social e o afetivo. O ato de contar histórias deve aguçar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada um.

“Contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida, transformando tanto o narrador como o ouvinte”, Mirian Souza Cruz.

Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. O contador trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que possamos aprender a falar, escrever, ler e pensar melhor.

O principal objetivo da atividade é favorecer o contato das crianças com os livros, despertando o interesse pela prática literária e criar a cultura da leitura, antes mesmo da alfabetização.