Reunião analisa amanhã projeto para construção de barragem em Vila Nova do Bananal

O prefeito Neto Barros e o deputado Dary Pagung, além de representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, estarão presentes amanhã em Vila Nova do Bananal, analisando com a comunidade local a construção de uma barragem no distrito.

A reunião está marcada para as 17 horas na escola Carlos Frederico e representa o início do entendimento para construção de uma barragem no distrito, que enfrenta sérios problemas de água até para o consumo humano, em consequência da forte estiagem que ocorre na região de Vila Nova do Bananal.

O córrego Bananal, que é o mais importante manancial da região, está praticamente seco e já não atende as necessidades da população da sede de Vila Nova. A água captada pelo SAAE é insuficiente para atender as 80 famílias que residem na sede do distrito, que nos próximos dias deve ganhar o reforço de carros pipa para o consumo humano de água.

A região de Vila Nova do Bananal é considerada uma das mais afetadas pela seca em Baixo Guandu, o que levou o deputado Dary Pagung e o prefeito Neto Barros solicitarem à Secretaria de Agricultura do Estado a definição da construção de uma barragem para contenção de água.

Um programa do Estado que teve início no ano passado está construindo mais de 80 barragens em todo o Estado do Espírito Santo. Baixo Guandu já foi beneficiado com duas barragens, nos córregos Pinga Fogo e Bonfim, ambos localizados na região do Queixada, cujas obras já foram licitadas e se iniciam nas próximas semanas.

Estas duas barragens do Queixada estão orçadas em R$ 3,5 milhões e vão amenizar os graves problemas de estiagem observados anualmente naquela região.

A barragem de Vila Nova do Bananal vai atender ao consumo humano, especialmente da sede do distrito, servindo também para irrigação em pequenas propriedades rurais que lidam com  a agricultura.