Reunião debate Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em Baixo Guandu

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SEMADH), por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), promoveu, na manhã desta última quarta-feira (25), o primeiro encontro sobre o “Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de esclarecer sobre o fluxo de atendimento e a importância da adesão ao Pacto frente as famílias que são vítimas de violência no município.

Durante a reunião que contou com a participação dos agentes da 2.ª Companhia do 8.º Batalhão de Polícia Militar de Baixo Guandu, responsáveis pela Patrulha Maria da Penha — Visitas Tranquilizadoras, foi apresentado o documento sobre o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e sua importância para os municípios Adesos ao Acordo de Cooperação Técnica. No decorrer da reunião foram elencados os serviços que serão ofertados as famílias que são vítimas de violência, assim como a importância da inclusão de projetos de outras secretarias como educação, saúde e esporte no atendimento as pessoas vítimas de violência.

Os agentes da Polícia Militar ressaltaram a importância das visitas tranquilizadoras e o impacto social que elas trazem na vida das vítimas, que se sentem mais seguras e amparadas com a presença dos militares seja na residência, local de trabalho ou até mesmo na rua. Outro ponto importante debatido na reunião foi o funcionamento do fluxo de atendimento as vítimas de violência, normalmente atendidas nas unidades de saúde ou no pronto-socorro do município, sendo, necessário um esforço conjunto entre as entidades envolvidas para que seja prestado um atendimento rápido e humanizado a vítima de agressão.

“Essa primeira reunião teve como objetivo esclarecer as entidades envolvidas pontos importantes do “Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, principalmente em relação ao fluxo de atendimento as vítimas, assim como, compreender as relações de gênero e patriarcado, estabelecidos socialmente nas famílias”, enfatizou a Secretária de Assistência Social, Fernanda Mota Gonçallo.

Estiveram presentes na reunião a Jolda Maria Pinheiro (Coordenadora Social do CREAS), Maria Clara Santos Passon (Psicóloga), Ariane Falke (Advogada), Flaviana Celiveres da Silva Teixeira e Géssica de Paula Magalhães (Assistentes Sociais), Sheila Mara Feller (Abordagem Social), Marlúcia Pinheiro (Auxiliar Administrativo), Juliana Piarson de Jesus e Sergio Rocha Neto (Representantes da Polícia Militar) e Rosilda Aparecida Nunes (representante da SEMADH).

Sobre o Pacto

O Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é um trabalho realizado pela Câmara Técnica do Pacto, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com prefeituras, secretarias de Estados e órgãos públicos do Espírito Santo.

Elaborado juntamente com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o Pacto é um documento que tem como atribuição a formulação de diretrizes e de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres no Espírito Santo, elaborado em 2011 e atualizado em 2019.

O objetivo principal do Pacto é prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, construindo uma rede de atendimento articulada e de garantia de direitos.

Atendimento à imprensa:
Secretaria Municipal de Comunicação Social