Reunião em Baixo Guandu Discute Acordo Crucial para Caso na Corte Inglesa: R$ 230 Bilhões em Indenizações em Jogo.

Aconteceu nesta segunda-feira, (09/10/2023), no Ginásio Poliesportivo Dr Celso Francisco Borges de Baixo Guandu, uma importante reunião para discutir o andamento do processo na corte inglesa. O sócio administrador da Pogust, o advogado Thomas Goodhead, participou ativamente desse encontro.

A população ribeirinha, juntamente com diversas autoridades do Espírito Santo e Minas Gerais, compareceram em grande número à reunião.

O tema de maior relevância discutido na reunião, foi a possibilidade de um acordo entre as empresas BHP e Vale. Esse acordo, se concretizado, evitará que o julgamento prossiga na corte inglesa. O julgamento está programado para outubro de 2024, mas um acordo bem-sucedido poderia antecipar o pagamento das indenizações.

O advogado estimou que, em caso de julgamento na Inglaterra, a indenização por pessoa ficaria em torno de mais R$  100 mil. No caso para as prefeituras  o valor provavelmente seria maior.

A ação na corte inglesa, movida pela Pogust, busca uma indenização significativa, na ordem de R$ 230 bilhões, que seria destinada a mais de 700 mil autores da ação. Esse grupo inclui pessoas afetadas, empresas, igrejas, comunidades indígenas, quilombolas, prefeituras do vale do rio Doce, e outros envolvidos.

O prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, que teve um papel ativo na condução desse processo viajando  várias vezes à Inglaterra para acompanhar de perto as audiências no Tribunal de Apelação em Londres, enfatizou a devastação causada pelo rompimento da barragem, referindo-se ao impacto como a “morte” do rio Doce.

As estimativas apontam para que esse acordo citado na reunião possa ser alcançado até o primeiro semestre de 2024.

Também participaram da reunião:
– Vice Prefeito Dr Patrick Favarato Perutti;
– Vinicius de Lima – Ouvidor Geral da OAB
Dr. Rodrigo Rodrigues – Assessor Jurídico;
– Prefeito de Itueta Valter José Nicole;
– Prefeito de Colatina – Guerino Balestrassi;
– Prefeito de Marilândia – Gutim Astori;
– Fernado Antonio Araujo – Secretario de ADM de Aimores;
– Deuzimar Nepomuceno –  Procuradora de Resplendor.