Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Saúde de Baixo Guandu realiza palestra sobre Planejamento Familiar no PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER

O planejamento familiar se caracteriza pela possibilidade de o casal programar quantos filhos terá, quando e como os terá. Permite às pessoas a oportunidade de escolher entre ter ou não ter filhos, de acordo com seus planos e expectativas. O programa de Planejamento Familiar tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres, homens e casais às informações sobre os métodos anticonceptivos e a técnica de utilização dos mesmos, prevenindo gestações indesejadas.

 A palestra teve duração de uma hora, contou com uma metodologia interativa. Inicialmente foi apresentado a politica de planejamento familiar e os direitos dos cidadãos do SUS em seguida exploraram-se os principais métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS, inclusive sobre os métodos definitivos que são a vasectomia e a laqueadura tubária. Se a opção do participante for pelo método definitivo já ficarão agendadas as próximas etapas que são o preenchimento do formulário, consultas individualizadas com médico, enfermeira e assistente social do programa saúde da mulher.

Passado por todo esse processo será dado entrada para o agendamento da cirurgia na sala do estado localizada na secretaria de saúde do município.