Segunda turma do Curso de Costura Industrial é iniciada em Baixo Guandu

Na noite desta terça-feira (05) foi iniciada a aula inaugural da segunda turma do Curso de Costureiro Industrial do Vestuário do “Programa Emprega Mais” para 20 alunas, entre 18 e 57 anos, no Centro Comunitário do bairro Rosário I.

O curso faz parte do pacote de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para capacitação das mulheres guanduenses para a indústria de vestuário, que vem sofrendo com a falta de mão de obra qualificada.

“Identificamos no cenário atual uma demanda alta por mão de obra qualificada para ser absorvida pela indústria local, que enfrenta um cenário atípico que é a existência de vagas, mas a ausência de profissionais qualificados na área têxtil”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ismail Marcelino Ramos.

As 20 alunas foram selecionadas através de inscrições online para essa segunda turma do curso que será ministrado de 05/10 à 16/12/2021, com carga horária de 160 horas. Após o término do curso às alunas serão encaminhadas ao mercado de trabalho que tem encontrado dificuldade na contratação de mão de obra qualificada.

“O município pecou nesses últimos anos em não investir na qualificação profissional dos jovens, que atualmente estão desempregados em um cenário que as empresas querem contratar, entretanto, não encontram mão de obra qualificada”, enfatizou o prefeito Lastênio Cardoso.

O primeiro dia de aula teve a presença do prefeito municipal Lastênio Cardoso, vice-prefeito Dr. Patrick Perutti, Presidente da Câmara Municipal Leandro Gomes Da Cruz, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Ismail Marcelino Ramos, Chefe do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Oliveira Silva, Vereador Edmar Vieira e de representantes do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A Primeira turma do Curso de Costureiro Industrial do Vestuário foi encerrada em setembro no distrito de Ibituba com intuito de qualificar os profissionais da região para o trabalho no ramo têxtil, através de parceria com empresas locais visando o desenvolvimento econômico da região e principalmente a geração de emprego.