Sucesso do 1º Dia de Campo de Café em Baixo Guandu: Celebrando a Paixão pelo Café

No último dia 24 de abril de 2024, Baixo Guandu testemunhou um marco significativo na indústria agrícola local com o 1º Dia de Campo de Café. Este evento, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Baixo Guandu e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), reuniu mais de 120 produtores rurais no Sítio Ribeirão do Laje, propriedade de Geraldo Loss.

A presença destacada do Prefeito Lastênio Cardoso e representantes do INCAPER, como Ivan e Marcone Comerio, reflete o compromisso das entidades governamentais e técnicas em fortalecer a agricultura local.

O evento ofereceu uma plataforma para compartilhar conhecimento e experiências entre os participantes, com palestras abrangendo tópicos cruciais para o sucesso da cultura do café. Paulo Victor Thomazine Stinguel, do Sicoob, destacou as Linhas de Crédito Rural, enquanto Marcone Comerio do INCAPER compartilhou informações sobre as Variedades de Café Conilon Mais Recomendadas. Claudinei Antônio Montebeller, também do INCAPER, abordou o Manejo Nutricional e Fertirrigação do Café Conilon, proporcionando aos produtores insights valiosos para otimizar suas práticas agrícolas.

Além disso, uma demonstração prática do uso de drones na agricultura, liderada por Victor Vargas da Semear Baixo Guandu-ES, exemplificou o papel da tecnologia na revolução dos métodos tradicionais de cultivo.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Baixo Guandu e o INCAPER foi fundamental para o sucesso do evento, destacando o compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e a inovação na agricultura da região. A colaboração contínua entre essas entidades é essencial para o progresso contínuo e o fortalecimento da comunidade agrícola de Baixo Guandu.

O 1º Dia de Campo de Café proporcionou uma manhã enriquecedora, repleta de conhecimento e troca de experiências. Representantes do INCAPER, Ivan e Marcone Comerio, e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins, destacaram a oportunidade única de aprimorar os conhecimentos sobre a cultura do café.

As palestras ministradas abordaram temas essenciais para os produtores, como as Linhas de Crédito Rural, apresentadas por Paulo Victor Thomazine Stinguel do Sicoob, as Variedades de Café Conilon Mais Recomendadas, por Marcone Comerio do INCAPER, e o Manejo Nutricional e Fertirrigação do Café Conilon, por Claudinei Antônio Montebeller, também do INCAPER.

Além disso, houve uma demonstração impressionante do uso de drones na agricultura, conduzida por Victor Vargas da Semear Baixo Guandu-ES, destacando a importância da tecnologia na modernização e eficiência dos processos agrícolas.

O 1º Dia de Campo de Café em Baixo Guandu foi um sucesso retumbante, fortalecendo os laços entre os produtores e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região. A prefeitura de Baixo Guandu parabeniza todos os envolvidos por esse evento memorável e promissor para o futuro da agricultura local.