USINA DE MASCARENHAS REALIZA SEMINÁRIO SOBRE TRANSPOSIÇÃO MANUAL DE PEIXES

Nesta quinta-feira (04/05) a Usina de Mascarenhas, administrada pela Paraty Energia, realizou um seminário, no auditório municipal, sobre a transposição manual de peixes, apresentação dos resultados para a comunidade no trecho da usina. Duas vezes ao ano é realizado a transposição manual de peixes no trecho da usina. No âmbito do programa, são realizadas atividades de captura ativa, manejo, transporte e soltura de peixes nativos a bacia do rio doce, de jusante ao reservatório, a fim de permitir o sucesso reprodutivo das espécies.

Estiveram presentes no seminário representantes do poder público municipal, o Subsecretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach, sociedade civil e biólogos.

TIPOS DE ESTRUTURAS DE TRANSPOSIÇÃO NO TRECHO

Os dispositivos de transposição de peixes podem ser divididos em escadas, captura e transporte, elevadores e eclusas.
As escadas são constituídas, em geral, de uma série de tanques em desníveis que conduzem a água de montante para jusante. Os tanques são separados entre si por defletores de modo a permitir ao peixe nadar ou saltar de um tanque para outro. Os principais tipos de escadas são ranhura vertical, tanque com orifício, tanque com vertedouro e tanque com orifício
e vertedouro.

O mecanismo do tipo captura e transporte consiste na captura dos peixes em estruturas específicas para este fim, geralmente por meios mecânicos, e o transporte para montante por via terrestre. Os elevadores de peixes são definidos como dispositivos mecânicos que transportem os peixes de jusante para montante em uma barragem, tais como tanques movimentados em sentido vertical ou em planos inclinados.

As eclusas são dispositivos que consistem em uma câmara na qual o peixe entra ao nível da água de jusante e que é cheia até que o nível da água no seu interior permita que o peixe nade para o reservatório. A utilização de escadas para desníveis inferiores a 10 m é uma prática usual. Na faixa de 10 a 20 m, os quatro tipos de mecanismos podem ser utilizados.
Eclusa de peixes é utilizada, em geral, para a transposição de desníveis não superiores a 40 m. O elevador e a captura e transporte possibilitam a transposição em qualquer desnível.