Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância em Zoonoses participa de palestra sobre esporotricose

Imagem: Profissionais da Vigilância em Zoonoses de Baixo guandu em evento sobre a esporotricose
Imagem: Profissionais da Vigilância em Zoonoses de Baixo guandu em evento sobre a esporotricose

A equipe da Vigilância em Zooneses, responsável pelo tratamento das doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas no município, esteve na última sexta-feira participando de evento na faculdade MultiVix sobre um novo protocolo referente ao tratamento da esporotricose.

O Convite para o evento aconteceu após a visita da SESA, na pessoa do Dr. Romeu Luiz de Podestá Júnior, referência técnica do Núcleo Estadual de Vigilância Epidemiológica, à Unidade de Vigilância de Zoonoses do município de Baixo Guandu no mês passado. A partir do conhecimento do trabalho que atualmente vem sendo desenvolvido em Baixo Guandu, e percebendo que a equipe técnica poderia implantar um novo protocolo referente à esporotricose, que obteve grande sucesso no CCZ de Vitória, com a cura clínica de mais de 1000 felinos, foi feito o convite para a participação da equipe da Vigilância em Zooneses de Baixo Guandu no evento.

No evento a equipe teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a doença, através de toda a experiência clínica vivenciada pelo Dr. Romeu de Podestá ao longo do seu trabalho no município de Vitória.

O município de Baixo Guandu atualmente possui três animais em tratamento com base neste novo protocolo, os quais são acompanhados diariamente pela médica veterinária da UVZ, Letícia Almeida Dietrich. Esse novo protocolo terapêutico já apresenta resultados positivos no estado desses animais, com uma resposta positiva ao tratamento em pouco mais de 15 dias de uso dos medicamentos recomendados.

O Dr. Romeu se disponibilizou, também, para monitorar todo o tratamento dos referidos animais, de forma a acompanhar o desenvolvimento da técnica em Baixo Guandu.

“A esporotricose não para na divisa de um município para o outro, sendo um problema de saúde pública a ser combatido, por este motivo é importância ações conjuntas e essa troca de experiência com ações positivas no combate de forma coordenada entre as equipes da Vigilância de Zoonoses do Espírito Santo” Destacou o Médico Veterinário, Dr. Juliano Fernandes Alves, responsável técnico da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Baixo Guandu.

Tomando todas as medidas e colocando em prática as orientações recebidas nesse encontro, a Unidade mantém uma vigilância ativa sobre a esporotricose, diminuindo o risco de sua propagação para outros animais e ainda para a população em geral, uma vez que houve um aumento do número de casos da doença no estado do Espírito Santo, tendo sido detectados casos em animais e em humanos no município de Baixo Guandu.