2ª Guandu Pomerfest repete sucesso e transcorre em clima de total tranquilidade

Baixo Guandu viveu no último final de semana (entre 11 e 14 de outubro) mais uma edição da Guandu Pomerfest, agora pelo segundo ano consecutivo e mais uma vez conseguiu atrair um grande público à área de eventos localizada ao lado da Praça São Pedro.

E tudo mais uma vez transcorreu num clima de total tranquilidade, sem registro de qualquer tipo de violência, apesar da grande presença de público entre sexta-feira e domingo.

O público vibrou com as muitas atrações: vários shows musicais, apresentação de vários grupos de dança, bebidas e comidas típicas, desfile pomerano no centro da cidade,  show de prêmios com parte da renda destinada a entidades como a APAE e Lar dos Idosos Angelo Passos. E teve ainda distribuição gratuita de 500 litros de chopp ao longo da avenida 10 de abril no sábado.

O presidente da comissão organizadora da festa, pastor Siegmund Berger, disse que a 2ª Guandu Pomerfest é um marco cultural pomerano na cidade, que tem 40% dos seus habitantes descendentes desta etnia germânica.

“Nós destacamos ainda o lançamento do livro contando a história da colonização  pomerana na região, a presença forte dos grupos folclóricos de danças alemãs, resgatando as raízes culturais deste povo, que resiste preservando suas tradições em meio à mídia e tecnologia que gradativamente criam novas culturas”, falou o pastor Siegmund.

O prefeito Neto Barros agradeceu mais uma vez todos os envolvidos na organização da festa pomerana, que está definitivamente no calendário de eventos da cidade e veio para ficar.
“O público a cada ano vai aderindo mais à nossa festa pomerana, que com apenas dois anos é um grande sucesso. Resta sempre aprimorar a organização e as atrações, tornando a Guandu Pomerfest uma referência em nível de estado e também nacional”, falou o prefeito Neto Barros.

A Guandu Pomerfest é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal com  a Associação Diacônica Luterana, com apoio da Câmara Municipal de Baixo Guandu, que a cada ano homenageia 13 familias descendentes de pomeranos/germânicos que foram importantes no processo de colonização do município.