Baixo Guandu foi destaque na Conferência Regional de Economia Solidária

O município de Baixo Guandu foi destaque na Conferência Regional de Economia Solidária. O evento, promovido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), foi realizado na quinta-feira (13), em Colatina.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clovis Rodrigues, Baixo Guandu foi destaque por ser o primeiro município da região a elaborar legislação municipal que cria o Programa Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária. “O objetivo do programa é incentivar e apoiar grupos produtivos solidários em suas diversas áreas de atuação: artesanato, agricultura familiar, associações e cooperativas”, destacou.

Conferência Regional

A Conferência Regional de Economia Solidária tem por objetivo realizar um balanço dos avanços e desafios da Economia Solidária no Estado, promover debates sobre a situação do segmento, eleger delegados regionais e promover a valorização da Economia Solidária no Espírito Santo, além de contribuir para a construção do Plano Estadual de Economia Solidária.

Conferência Estadual

As Conferências Regionais são uma preparação para a III Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá entre os dias 5 a 7 de junho, em Vitória.

Conferência Nacional

Já em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro de 2014, acontecerá a III Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), onde será realizado balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária considerando as deliberações sobre debate do processo de integração das ações de apoio a economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil; elaboração de planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária; e elaboração de um Plano Nacional de Economia Solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.

O que é Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias