Baixo Guandu receberá 20 câmeras de videomonitoramento

Baixo Guandu está entre os 16 municípios contemplados pelo projeto “Olho Digital” do Governo do Estado. Serão distribuídas e instaladas câmeras de videomonitoramento que irão auxiliar a cidade no combate à violência e na segurança dos moradores.

O projeto foi assinado no último dia 08 e serão 1000 equipamentos disponibilizados pelo governo do Estado que acredita no auxílio que os aparelhos trazem à sociedade, mas que também não resolve sozinho o problema da violência. “As câmeras ajudam de diversas formas, mas como não há efetivo para colocar policiais em todos os locais, elas multiplicam a eficácia e eficiência da polícia”, disse Renato Casagrande, governador do Estado.

Cada município terá uma quantidade de equipamento que será disponibilizada segundo um estudo elaborado pelo governo do Estado em conjunto com as prefeituras que são atendidas pelo programa 'Estado Presente'. Linhares, Colatina, São Mateus e Guarapari receberão 80 câmeras. Aracruz e Viana ficarão com 40 equipamentos e Baixo Guandu, Conceição da Barra, Jaguaré, Sooretama e Pedro Canário receberão 20 câmeras cada.

Para que os equipamentos sejam instalados em Baixo Guandu a prefeitura terá de montar a central de monitoramento e fornecer mão-de-obra e a instalação e treinamento de pessoal ficarão por conta do Governo do Estado.

O governo tem um prazo de 180 dias para efetuar as instalações e lembramos que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) está trabalhando para que em breve a cidade esteja atuando com os novos equipamentos.

Os equipamentos fazem parte do programa do governo que visa aumentar a sensação de segurança, reorganizar a comunidade e coibir a violência. A medida foi aprovada pelo GGIM, recentemente instalado pelo prefeito, onde lideranças traçam estratégias de segurança pública para Baixo Guandu. “O projeto do GGIM previa oito câmeras, mas a boa relação com o governo do estado garantiu 20 aparelhos, o que vai ampliar a abrangência do monitoramento. Tudo isso visando a melhoria das condições de vida das famílias de bem que vivem em nosso município”, disse Neto Barros.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon