Celebração dos 70 anos da Fluoretação no Brasil destaca Pioneirismo de Baixo Guandu

Terça-feira, 24 de outubro de 2023, Salão São Tiago – Palácio Anchieta, Vitória/ES. Definitivamente uma data que entra para história do SAAE Baixo Guandu e de todos os Guanduenses. Afinal, é o início das celebrações pelos 70 anos da Fluoretação da água tratada e distribuída no Brasil, e Baixo Guandu foi o centro das atenções, uma vez que essa história começou com o pioneirismo de município.

O primeiro serviço de fluoretação de água no Brasil, aconteceu em Baixo Guandu em 1.953, apenas um ano após a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE na cidade. Baixo Guandu foi escolhido por que possuía um serviço de abastecimento público moderno para época, que satisfazia os padrões necessários para implantação do projeto.

A Coordenadora Geral de Saúde Bucal Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz Teixeira, afirmou ser uma imensa felicidade em participar de um evento dessa magnitude para a história do SUS no Brasil: “Eu considero essa medida, como uma das maiores ações de saúde pública do século passado, que fez toda diferença na vida de todos os brasileiros.” Ela ainda afirmou que as políticas públicas vão crescer ainda mais, principalmente para os municípios menores. Além do Programa Brasil Sorridente que passa agora a se tonar lei.

O Prefeito Lastênio Cardoso, destacou o pioneirismo do SAAE Baixo Guandu, que apenas um ano após sua fundação, já realizou a fluoretação da água para sua população: “Com certeza foi um grande desafio na época, mas graças a dedicação e esforço do Dr. Aprígio da Silva Freire e do Prefeito Manoel Ferreira Paiva, Baixo Guandu se tornou referência no Brasil e na América Latina no tratamento e fluoretação da água, trazendo inúmeros benefícios para os guanduenses.” Para finalizar, o prefeito convidou todos para participarem do evento em Baixo Guandu nesta quarta (25), na Sede da ETE do SAAE Baixo Guandu.

O Governador Renato Casagrande, agradeceu aos profissionais da saúde e destacou a importância da ciência. “Esse é um exemplo de que há 70 anos a ciência foi aplicada, mostrando a diferença que o flúor causou na população. Temos que seguir as evidências científica, sem achismos”. Casagrande também falou sobre os investimentos do Governo do Estado para a Saúde: “Estamos construindo 111 unidades básicas de saúde, todas elas com consultório odontológico. E vamos lançar em breve, a política estadual da saúde odontológica.”

O evento continua durante a tarde, com um Seminário sobre os 70 anos da Fluoretação da Água no Brasil, os desafios e perspectivas no Espírito Santo e no Brasil.