Danos às redes do SAAE durante obras serão reparados por empreiteira

O Diretor do SAAE, Luciano Magalhães, e o secretário municipal de Obras, Maximiliano do Santos, reuniram-se, na última quarta-feira (08), no gabinete do prefeito Neto Barros, com representantes da empresa de engenharia responsável pelas obras de pavimentação realizadas no município.

O motivo do encontro foi a busca da solução para as constantes avarias causadas às ligações de água e esgoto pelas máquinas que operam nos canteiros das obras de pavimentação dos bairros Alto Guandu e Rosário I.

O problema não é novo, mas vem se agravando por causa da quantidade cada vez maior de obras contratadas pelo município; contudo, pela primeira vez uma empresa de engenharia vai se responsabilizar pelos estragos que causar às tubulações do SAAE. Na reunião ficou acordado, também, que equipes técnicas da autarquia irão acompanhar de perto as obras de pavimentação, o que não acontecia anteriormente.

“Com esse acordo de cavalheiros, conseguimos que a empreiteira tome para si a responsabilidade de consertar os estragos que causar nas tubulações de água e esgoto; além disso, vamos afinar os canais de entendimento com a Secretaria de Obras para que possamos trabalhar em conjunto, apontando os locais onde existam ligações, antes do início das obras”, explica Luciano.

Por sua vez, o diretor responsável pela empresa de engenharia, Helton Boasquives, além reparar os danos, se comprometeu a orientar os operadores no sentido de terem mais cuidado na condução das máquinas. “Vamos conversar com todos eles, orientá-los para que tomem o maior cuidado possível para preservar as instalações de água e esgoto; além disso, vamos acompanhar, junto com o SAAE e a Secretaria de Obras, as operações de pavimentação onde existam as ligações”, afirmou Boasquives.

Quadro reduzido
A interrupção no fornecimento de água é um dos problemas que mais preocupam a população. No entanto, em Baixo Guandu, o número de vezes em que isso acontece fora da programação de corte para a limpeza das Estações de Tratamento de Água (ETAs) representa quase 100% dos casos. “Significa dizer que em 99% das vezes em que o fornecimento de água é interrompido, a causa dessa interrupção é gerada por ações que nada têm a ver com as atividades do SAAE”, completa o diretor da autarquia, lembrando que, quando os cortes programados acontecem, a população é informada por meio de anúncios em rádio, carros de som e mídias sociais.

No entanto, como responsável pelo fornecimento da água que chega aos lares guanduenses, o SAAE termina por ser, aos olhos da população, o único culpado por esses danos às redes de água e esgoto. “Nossas equipes de campo vêm atendendo essas demandas de conserto dos estragos causados pelas máquinas que fazem o serviço de pavimentação, mas esse acordo com a empreiteira vem a calhar, porque com a redução de 50% do quadro de funcionários, em função da pandemia do coronavírus, o SAAE teria dificuldades em atender toda essa demanda”, diz o encarregado da seção de elevatórias do SAAE, Reginaldo Rodrigues Ferreira, que também participou da reunião.

Ao final do encontro, o secretário de Obras, Maximiliano dos Santos, reiterou a necessidade do trabalho em conjunto entre a empreiteira, a Secretaria de Obras e o SAAE. “Vamos trabalhar em parceria, elencando os pontos das ligações de água e esgoto, para evitar ao máximo causar transtornos à população”, disse.

Texto: Guilherme Augusto Zacharias

SAAE, Secretaria de Obras e empreiteira chegaram a um acordo sobre o conserto das tubulações avariadas pelas máquinas

As avarias causadas pelas máquinas serão reparadas pela empresa responsável pela obra de pavimentação