Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Dia Internacional do Homem: exames e procedimentos são fundamentais para a identificação precoce de doenças

Cuidar da saúde pode ser decisivo para evitar o agravamento da situação do paciente, além de impedir o aumento de seu sofrimento físico e emocional e de sua família. De acordo com dados do IBGE de 2012, pessoas do sexo masculino morrem mais precocemente que as do sexo feminino. A expectativa de vida do homem ao nascer é de 71 anos, já as mulheres chegam, em média, aos 78,3 anos.

Outros estudos mostram que os homens são mais vulneráveis a doenças, sobretudo enfermidades graves e crônicas. O agravamento de diversas enfermidades poderia ser evitado caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção básicas.

Desta forma, é importante que homens busquem o serviço de saúde para prevenir, tratar e fazer acompanhamento constante destas e outras enfermidades.

Exames e procedimentos

Alguns exames e procedimentos são fundamentais para a identificação precoce de doenças e, consequentemente, aumentar as chances de um tratamento eficaz e com menos sequelas.

Entre eles, destacam-se: o toque retal, a partir dos 45 anos, para homens com histórico familiar de câncer de próstata e 50 anos para pacientes sintomáticos, o autoexame de testículos e pênis, o acompanhamento de aferição de pressão arterial, o lipidograma e os de dosagens de colesterol LDL e HDL e de triglicerídeos. O teste de Proteína C Reativa, o exame de urina e o hemograma auxiliam também na identificação de infecções.

Outros testes fundamentais a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis. São eles: o de Anticorpos anti-HIV, o de hepatite B (HBsAg) e o do vírus da hepatite C (anti-HCV).

Os exames e procedimentos devem ser solicitados pelo profissional de saúde, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Caso seja detectada alguma alteração em algum desses exames, o homem deve ser referenciado para o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo procedimento deve ser adotado, caso o profissional verifique a necessidade de realizar outros exames.

Ressaltamos também que a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais e responsáveis diretos pela redução dos números de morbidade e mortalidade por agravos evitáveis.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias