Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Educação especial atende a 127 alunos em Baixo Guandu

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. 
 
O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
 
A Educação Especial do município de Baixo Guandu/ES, conta com 127 alunos matriculados com deficiências comprovadas por laudo médico.

As escolas da rede municipal de ensino dispõem de 11 salas de recursos multifuncionais, com equipamentos e materiais para o público alvo da Educação Especial, com professores especializados para acompanhamento e condução dos processos de escolarização de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas Habilidades/Superdotação em sala, oferecendo assim, acesso aos conhecimentos escolares de forma a garantir sua permanência, participação e desenvolvimento no ambiente escolar.
 
Para alguns desses alunos são ofertados o Atendimento Educacional Especializado (AEE) domiciliar, devido sua condição de saúde. A eles são levadas atividades a serem realizadas de acordo com suas especificidades, garantindo assim uma assistência pedagógica e uma educação inclusiva humana e verdadeira.
 
Além do professor de AEE, possui professor instrutor de libras e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e professores especialistas para alunos deficientes visuais. Há, também, cuidadores que atuam principalmente nas atividades de alimentação, higiene e locomoção.
 
Para garantir ainda mais o acesso do aluno deficiente à escola, o município conta com ônibus escolares acessíveis com plataforma elevatória para movimentar cadeira de rodas. As escolas podem organizar suas saídas pedagógicas, permitindo que esses alunos possam ser transportados com absoluta segurança e conforto, proporcionando as mesmas oportunidades aos cadeirantes com dignidade e o respeito necessário.