Formação da Educação Infantil do PAES

Na última quinta-feira, 23 de novembro, aconteceu no Polo da UAB o encerramento da Formação da Educação infantil dos grupos 4 e 5 anos da rede Municipal de ensino do Município de Baixo Guandu.

A formação foi promovida pelo CEFOPE e multiplicada pela Secretaria Municipal de Educação em regime de colaboração com a SEDU e teve como principal objetivo orientar e aprimorar as práticas pedagógicas nessa etapa escolar.

Os encontros foram organizados em quatro módulos presenciais, abordando as seguintes temáticas:

Módulo I – Concepções de infância;

Módulo II – Documentos referenciais da Educação Infantil e BNCC;

Módulo III – BNCC e os Campos de Experiência;

Módulo IV – Diversidade Cultural a partir da Contação e Leitura de histórias.

A Formação oportunizou o compartilhamento de práticas dos professores, buscando ressignificar as aprendizagens e apaixonar nossas crianças pelo mundo letrado.

A formação na Educação Infantil é um pilar essencial para garantir uma base sólida no desenvolvimento educacional das nossas crianças. Os profissionais que atuam nessa área têm um papel crucial na construção dos alicerces do conhecimento, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para o aprendizado das crianças pequenas.

A formação na Educação Infantil é um compromisso constante com o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, preparando-as não apenas para a fase escolar seguinte, mas para o mundo em que estão inseridas, com bases sólidas, criatividade e confiança para enfrentar desafios e aprender continuamente.