Guanduenses comemoram Dia do Trabalhador com muitas conquistas e direitos reconhecidos

Os trabalhadores guanduenses têm muito que comemorar neste 1º de maio, Dia do Trabalhador. Servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e pequenos empreendedores do município vivem uma nova realidade, onde o respeito aos direitos adquiridos e novas oportunidades de trabalho tiveram uma atenção especial da administração municipal nos últimos dois anos e meio.

Depois de duas décadas e meia, já bastante desatualizado, o Estatuto dos Servidores Públicos de Baixo Guandu, graças aos esforços conjuntos entre a PMBG e o sindicato da categoria, foi revisado e passou a oferecer diversos benefícios há anos relegados ao esquecimento.

“Com 16 municípios sob a nossa jurisdição, posso afirmar que temos uma relação modelo com o poder público municipal. E apesar de não conseguirmos tudo o que o servidor quer, temos conquistado algumas vitórias importantes”, disse o presidente do SISPMBG e vice-presidente da UGT, Juscelino Brzesky.

Outro segmento bastante valorizado em Baixo Guandu é o de profissionais da educação. Desde 2013, várias ações vêm dando mais dignidade a esses profissionais do ensino. “Nós temos tratado os nossos educadores com o maior respeito, garantindo a eles todos os direitos e benefícios legais, o que não vinha acontecendo antes de 2013”, lembrou o prefeito Neto Barros.

E por falar em direitos e conquistas do trabalhador, não perca a Festa do Trabalhador, que começa hoje, às 18 horas, na Praça São Pedro (veja a programação: http://www.pmbg.es.gov.br/v1/?page=lernoticia¬icia=1160#prettyPhoto)

É a nossa cidade seguindo em frente!

Baixo Guandu, crescendo para todos!

Veja abaixo a evolução de Baixo Guandu na garantia dos direitos adquiridos dos servidores e da oferta de vagas de trabalho desde 2013.

•Especificamente quanto ao magistério municipal:

-Investimento na qualificação dos professores, com cursos de aperfeiçoamento , jornadas e seminários.

-Elaboração do Plano Municipal de Educação, o primeiro na história de Baixo Guandu.

-Nova proposta pedagógica para atualização dos currículos do ensino municipal.

-Gratificação de 40% sobre o salário bruto para os professores que se deslocam para a zona rural e distritos do município.

-Os professores de Baixo Guandu recebem um salário maior que o do piso de referência nacional.

•Quanto aos servidores municipais de maneira geral:

-Revisão do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, que em 2015 completa 25 anos e não atende mais os anseios da categoria.

-Gratificação pela qualificação do servidor.

-Licença maternidade de 180 dias.

-Regulamentação de horas extras.

-Pagamento de quinquênios e decênios.

-Garantia de gratificação de insalubridade e periculosidade.

-Combate ao assédio moral no serviço público.

-Gratificação para motoristas.

•Especificamente para os trabalhadores celetistas:

Em 2013/2014, o planejamento e a estratégia do município na atração de investimentos e capacitação profissional superou a crise não só em relação aos índices municipais de vagas de trabalho com carteira assinada, mas do Estado também.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, naquele biênio Baixo Guandu aumento a oferta de emprego de 185 para 383, comparando com os anos 2011/2012, ou seja, um aumento de 107% no número de postos de trabalho.

Também em 2013/2014, o município andou na contramão da oferta de empregos em todo o Estado do Espírito Santo: em Baixo Guandu, o número de vagas aumentou 92% em relação aos índices estaduais, que naquele período teve uma queda de 50% na oferta de trabalho.

•Capacitação profissional:

Desde 2013, a PMBG, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e de parcerias com diversas instituições de qualificação profissional, como Sesi/Senai, Sebrae, MTE (Projoven) e outras, proporcionou aos guanduenses a oportunidade de se qualificar profissionalmente, ao mesmo tempo em que atraia investimentos para o município.

Foram dezenas de cursos de qualificação profissional, voltados para os mais variados segmentos da indústria, comércio e serviços. Apenas a Escola Móvel do Findes, desde a sua instalação em 2014, já ofertou quase 40 cursos profissionalizantes.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br