Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Moradores de Baixo Guandu recebem certificado do Programa AGIR da Fundação Vale

Associações de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Baixo Guandu participam da cerimônia de entrega dos certificados do curso de empreendedorismo para pequenos negócios, do Programa AGIR, da Fundação Vale. O evento será realizado nesta terça-feira (10), às 13h, no Instituto Terra, Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais.

Além de 15 moradores de Baixo Guandu, a ação envolve ainda empreendedores das cidades mineiras de Aimorés, Resplendor e Itueta. Ao todo, cerca de 43 empreendedores de Minas Gerais e do Espírito Santo foram beneficiados com a capacitação. Em 2014, os projetos e planos de negócios elaborados durante a capacitação irão passar por uma seleção.  Os aprovados seguem para a etapa de Pré-incubação e Incubação e Aceleração do Programa AGIR.

Programa AGIR

O AGIR é uma iniciativa para contribuir com a geração e incremento de renda e prevê o apoio ao desenvolvimento de negócios e capacitação técnica aos empreendedores, de acordo com as respectivas vocações das comunidades participantes. O público-alvo do programa são as associações, cooperativas, microempresas, grupos produtivos informais e empreendedores.

O público-alvo do programa são as associações, cooperativas, microempresas, grupos produtivos informais e empreendedores. O AGIR prevê cinco diferentes fases – Prospecção, Seleção, Capacitação, Pré-incubação e Incubação; e Aceleração.

Na etapa de Prospecção foi elaborada uma base de dados, identificados os potenciais negócios, empreendedores e arranjos produtivos locais, mapeadas organizações e lideranças e estabelecidas as linhas prioritárias de ação. Na fase de capacitação das pessoas e/ou grupos locais, foram trabalhados a elaboração de projetos e planos de negócios; o fortalecimento de parcerias locais e a definição dos projetos a serem pré-incubados e/ou incubados.

Seleção

Em 2014, os projetos e planos de negócios elaborados durante a fase de capacitação irão passar por uma seleção.  Os aprovados seguem para a etapa de Pré-incubação e Incubação e Aceleração.

Nessa etapa, os participantes do programa terão, entre outros benefícios, assessoria para a gestão técnica e empresarial; infraestrutura e serviços compartilhados; auxílio no acesso a mecanismos de financiamento e acompanhamento e orientação técnica. Na fase chamada de aceleração o foco será em aspectos como elevação do faturamento; melhoria da qualidade das operações, ganhos de eficiência, escala e produtividade, entre outros.

 

Confira a lista das Associações que irão receber o certificado

 

Empreendimento

Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Ibituba

Associação de Moradores e Produtores Rurais do Alto Laje e Córrego Dois Irmãos/ Adir e Marli

Associação de Pequenos Produtores Rurais do Km 14 do Mutum Preto

Associação de produtores rurais de Santa Rosa

Associação de produtores Rurais do Laje – Luiz André Feller

Associação de Produtores Rurais do Queixada

Associação dos Agricultores Familiares Vicente e Silva

Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Bananal

Associação dos velhos carroceiros extratores de areia de Baixo Guandu

Associação Iluminarte – Mascarenhas

Doces Artesanais Ilha da Fantasia

Empreendedor Individual Nivaldo – Queijos

Empreendedor Individual Edson – Agroturismo

Rede Agir

Empreendedor individual – Lúcio – Cachaça de manga

Total empreendimentos de Baixo Guandu 15

Total Geral: 43 empreendimentos no territorio BARI

 

 

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias