Neto discute com prefeitos do Rio Doce ações relacionadas à tragédia da Samarco

O prefeito Neto Barros viajou na manhã desta quinta feira (19/10) para a cidade de Caratinga, em Minas Gerais, onde participa desde às 9 horas, do segundo encontro do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce.

Este Fórum foi criado pelos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, que trouxe consequências graves de caráter socioeconômico para toda a região, no chamado “desastre da Samarco”.

No encontro de hoje, que acontece no auditório da Fazenda Ouro Verde (BR-458, km 119, em Caratinga), os prefeitos do vale do rio Doce estão debatendo pautas sobre investimentos aos municípios e serão levantadas propostas para serem levadas às autoridades competentes.

O prefeito Neto Barros já esteve esta semana na cidade de Linhares, assinando a adesão de Baixo Guandu a um programa da Fundação Renova, que prevê a liberação de recursos no valor de R$ 40 milhões para capital de giro destinado a pequenos empreendedores.

No Espírito Santo, as cidades beneficiadas serão Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares. Os 40 milhões devem atender a 500 propostas de todo o vale do rio Doce, sendo que no Estado as propostas serão analisadas pelo Bandes.

Por outro lado a Prefeitura de Baixo Guandu prepara os projetos de tratamento de todo o esgoto sanitário da cidade, que terá recursos no valor de R$ 11,7 milhões através da Fundação Renova.

Esta Fundação foi criada pela Samarco e suas controladoras, Vale e BHP Billiton, visando gerenciar as ações de reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, cujas consequências se transformaram no maior desastre ambiental da história do país.