“Programa Saúde da Mulher e da criança” de Baixo Guandu levam gestantes à Santa Casa de Colatina

Na sexta-feira, dia 19, às 9horas, um grupo de cinco gestantes acompanhadas das enfermeiras Andressa Zhan, Lucimar de Fátima, e a coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da criança, Katiane Simões, foram à Santa Casa de Misericórdia de Colatina, para uma visita técnica a maternidade para conhecerem a estrutura do hospital (pré-parto e cirúrgica, e como será no dia do parto e também sanar algumas dúvidas e diminuir a preocupação nesse dia do nascimento do filho (a).
Conforme comentou o Secretário Municipal de Saúde Vinicius Dettoni Gobbo. “A iniciativa é pioneira da Secretária Municipal de Saúde de Baixo Guandu. Elas foram conhecer o ambiente de parto, elas também vão se sentir mais seguras por reconhecer que os profissionais de saúde que são capacitados para recebe-las no hospital no momento do parto, gerando para elas mais segurança”, afirmou o Secretário.
As gestantes foram recepcionadas pelas enfermeiras da Santa Casa Fernanda Simoneli e Thainara Fernandes. Em seguida, na sala do Hospital, a enfermeira Fernanda Simoneli do Centro obstétrico, falou sobre os procedimentos e as normas da Santa Casa, onde possui um espaço humanizado, que fica sempre à disposição das gestantes e seu acompanhante, com auxilio e orientações dos profissionais de saúde durante toda internação da gestação.
Outro assunto abordado na visita pela enfermeira, foi sobre o parto normal ou cesariano. Ainda no encontro, as gestantes conversaram com a médica obstetra da Santa Casa Vanessa Pereira Gaigher, sobre o trabalho de parto e outros assuntos sobre maternidade.
Segundo a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da criança, Katiane Simões, as visitas técnicas ao hospital serão organizadas mensalmente e ofertadas à todas gestantes do município, com a finalidade de apresentar às gestantes o ambiente em que irão ter os bebês, com isso, diminuindo a insegurança no momento do parto, e sempre acompanhadas pelas profissionais de saúde do município. Concluiu a coordenadora.
Para a gestante Venina Vieira de Souza, casada, 34 anos, disse “que a visita na Santa Casa, para conhecer a estrutura do hospital, foi muito importante para todos nós. Ela acrescentou, que sente segura e quer ganhar seu filho na Santa Casa.” Finalizou Venina.




